Mapa do Site    |    Pesquisa

Ana Filipa Silva

Investigadora Integrada

Formação Académica

Licenciada em Línguas e Literaturas Clássicas pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (2005).
Mestre em Estudos Clássicos, com especialização em Literatura Comparada: "O Mito de Hércules recriado: da loucura trágica de Eurípides à serenidade estóica de Séneca" (2008).
Bolseira de Doutoramento da FCT, prepara uma tese na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, em Estudos Clássicos com especialização em Literatura Latina, no âmbito de um estudo da linguagem da interioridade em Séneca.
Foi bolseira de investigação da Fundação Calouste Gulbenkian no âmbito do projecto da edição da "Obra Completa do Padre Manuel Antunes".
Participou na equipa de Revisão do Dicionário de Latim-Português da Porto Editora.
Colaboradora do Centro de Literaturas e Culturas Lusófonas e Europeias.

Interesses de Investigação

Literaturas Grega e Latina; Género Dramático, em particular a Tragédia; Retórica; Literatura Portuguesa Contemporânea; Recepção dos Estudos Clássicos na Literatura Portuguesa.

Publicações

• "Anunciatas" in Dicionário Histórico das Ordens e Instituições Afins em Portugal (Lisboa: Gradiva, 2010), p. 321.
  • "Filhas de Jesus Bom Pastor" in Dicionário Histórico das Ordens e Instituições Afins em Portugal (Lisboa: Gradiva, 2010), p. 401.
  • "Irmãos do Campo" in Dicionário Histórico das Ordens e Instituições Afins em Portugal (Lisboa: Gradiva, 2010), p. 247.
  • "Irmãs do Campo" in Dicionário Histórico das Ordens e Instituições Afins em Portugal (Lisboa: Gradiva, 2010), p. 455.
  • "Sacramentinos" in Dicionário Histórico das Ordens e Instituições Afins em Portugal (Lisboa: Gradiva, 2010), p. 283.
  • "Palotinos" in Dicionário Histórico das Ordens e Instituições Afins em Portugal (Lisboa: Gradiva, 2010), p. 188.
  • Franco, José Eduardo, Silva, Ana Filipa Isidoro da, "Portugal, a Europa e a Lusofonia no pensamento estratégico do Padre Manuel Antunes", Rebelo, Helena (coord.), Lusofonia - Tempo de Reciprocidades, II vols. (Porto: Edições Afrontamento, 2011), pp. 405-413.