Mapa do Site    |    Pesquisa

A Violência no Mundo Antigo e Medieval

bandeira_en English version »

Congresso Internacional 17-19 de Fevereiro de 2014

Colóquio Internacional

Com o objectivo de promover e estimular uma reflexão crítica sobre a pervivência de figuras, valores e perspectivas do Mundo Antigo e Medieval na literatura e na cultura ocidentais, a Área “Antiguidade Clássica: textos e contextos” do Centro de Estudos Clássicos, em parceria com o Centro de História, ambos da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, está a organizar um Congresso Internacional subordinado ao tema “A Violência no Mundo Antigo e Medieval”.

O Congresso, a realizar-se nos dias 17, 18 e 19 de Fevereiro de 2014 na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, pretende tratar, a partir da conjugação de vários campos de investigação, a temática da violência e o modo como foi interpretada, representada e narrada no Mundo Antigo e Medieval.

Visando a partilha interdisciplinar do contributo das experiências e estudos de investigadores das várias áreas do saber, o Congresso Internacional "A Violência no Mundo Antigo e Medieval" pretende:
- abordar os parâmetros da violência no contexto histórico-literário da Antiguidade;
- analisar representações e leituras da violência na literatura e na cultura material;
- pensar o Mundo Antigo e Medieval enquanto palco de violência nas suas diferentes manifestações.

- Inscrição sem comunicação (com certificado e material de apoio): 20€
- Estudantes e Associados do Fórum dos Amigos do Centro de Estudos Clássicos: 10€

Notas

- Todos os participantes deverão tratar pessoalmente da sua viagem e reserva de hotel (descarregar guia de informações úteis).
- Todo os conferencistas deverão fazer o pagamento após a notificação de aceitação da comunicação. Prazos e métodos de pagamento serão comunicados oportunamente.

Comissão organizadora

(Universidade de Lisboa)

Prof.ª Doutora Cristina Pimentel,
Prof. Doutor José Varandas,