2018 A História em debate: "História e outras ciências sociais: convergências e distanciamentos"

2018 A História em debate: "História e outras ciências sociais: convergências e distanciamentos"

28 junho 2018 17:30 - 20:00

cartaz historiadebate chulO ofício da história na sua relação com o espaço público e com outras disciplinas tem sido pouco debatido em Portugal. Propõe-se uma reflexão alargada sobre os desafios suscitados pela mundialização e pela hiper-modernidade sobre teorias e práticas da história: a complexa relação com outras ciências sociais e humanidades, as tendências que se afirmaram desde os anos 70-80 do século passado e os problemas da sua comunicação pública – incluindo o ensino - num tempo em que domina a pressão do imediato. O programa é constituído por sessões de 2h e 30m com breves intervenções (máximo de 15 minutos), seguidas de comentário e debate aprofundado (60m).

O ciclo de mesas-redondas "A História em Debate" compreenderá 5 sessões, a ter lugar em: 28 de junho, 11 de outubro, 6 de dezembro de 2018 e 14 de fevereiro e 11 de abril de 2019.

Sessão I: História e outras ciências sociais: convergências e distanciamentos
28 de Junho 2018
Entre ciências sociais e humanidades
Especialização e interdisciplinaridade
As ciências da natureza e o horizonte do tempo histórico
Múltiplas temporalidades

Mesa-redonda com José Sobral (ICS-ULisboa), João Carlos Garcia (FLUP-CEG), Luís Filipe Barreto (CH-ULisboa), Nuno G. Monteiro (ICS-ULisboa), Mariana Diniz (Uniarq-ULisboa)
Comentário: Robert Rowland (CRIA); moderador: Sérgio Campos Matos (CH- ULisboa)


Para mais informações, consulte o website.

Organização: Sérgio Campos Matos , Covadonga Valdaliso, José Guedes de Sousa; Grupo de Investigação Usos do Passado, Centro de História da Universidade de Lisboa





Formulário para divulgação de iniciativas da FLUL

Aqui encontra o formulário para envio de informação sobre iniciativas de âmbito científico, académico e cultural, para divulgação na Agenda da FLUL.
Solicita-se o envio deste formulário, devidamente preenchido, com a antecedência mínima de uma semana relativamente ao início da atividade.
Email: comunicacao@letras.ulisboa.pt