Inscrições abertas- A Civilização Maia: Introdução ao Período Clássico (250 d.C – 900 d.C)

25 junho 2018 09:00 - 06 julho 2018 23:00

chistoria a civilizacao maia25 de junho a 6 de julho

Sessão diária de 3 horas

O presente curso insere-se nas atividades do grupo de Investigação Culturas e Sociedades de Encontro do CH-ULisboa.

O principal objetivo da realização do presente curso é introduzir, no panorama português, uma das grandes civilizações da Humanidade.

Este curso insere-se numa tentativa de trazer para o público geral uma maior oferta de atividades relacionadas com o passado e presente do continente americano.

A civilização maia do período clássico (250 d.C – 900 d.C) é considerada uma das culturas mais complexas do continente americano. A sua história é composta por várias etapas, cada uma delas com características distintas, culturalmente ricas e interessantes. O presente curso de verão pretende ser uma introdução à civilização maia do período clássico, dando especial atenção ao universo urbano, e particularmente às suas elites sociais. O curso está direcionado para um público generalizado, não existindo nenhum requisito associado a um conhecimento prévio da civilização maia ou de outras culturas ameríndias.

O curso inicia-se com uma apresentação metodológica e conceptual do curso e dos estudos maias, avançando para questões identitárias e de poder, percorrendo todo o panorama das elites e a sua relação com o poder e o resto da sociedade. Aspetos como propaganda, memória e legitimação serão debatidos em aula, de forma a estimular os alunos para um sentido crítico de fontes e estudos.

Durante o curso, serão exibidos documentários e outros vídeos que procuram complementar os instrumentos teóricos fornecidos em aula.

Para efectuar a inscrição, o interessado deverá descarregar a ficha de inscrição, proceder ao seu preenchimento e enviá-lo para os seguintes contactos: sa.graduados@letras.ulisboa.pt (C/C centro.his.secretariado@letras.ulisboa.pt) ou, presencialmente, na secretaria da FLUL.

Coordenação Científica: Miguel Pimenta da Silva

Coordenação Geral: José Varandas

Organização: Centro de História da Universidade de Lisboa

Para mais informações: Centro de História da Universidade de Lisboa - centro.his.secretariado@letras.ulisboa.pt