Acção de Formação: Relações entre Literatura, Artes Visuais e Artes Performativas

10 julho 2017 09:00 - 14 julho 2017 13:30

curso livre diiaA Ação de Formação integra-se na atividade do grupo História do Teatro e do Espetáculo do Centro de Estudos de Teatro (CET) da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa .

Com esta iniciativa, recupera-se uma linha de trabalho bem enraizada no CET, anteriormente conhecida como “Ações Focus”, que visa a transferência do conhecimento produzido neste centro de investigação para fora do âmbito estritamente académico.

Do mesmo modo, esta Ação de Formação coincide com uma das linhas de trabalho nucleares do Centro de Estudos Comparatistas (CEC) da FLUL, com experiência reconhecida na organização de cursos, workshops e outras formações breves destinadas à comunidade. Concretamente, o curso vincula-se com os interesses do projeto DIIA – Diálogos Ibéricos e Ibero-Americanos, que se dedica ao estudo das produções literárias de Portugal, de Espanha e da América Latina/Hispânica a partir de um olhar comparatista, transnacional e interlinguístico.

Este curso tem como objetivo fundamental proceder a uma abordagem comparada entre obras provenientes de diferentes campos do domínio artístico, que dialoguem entre si, no espaço português, espanhol e ibero-americano. O estudo das problemáticas abordadas será orientado por uma perspetiva comparatista, que permitirá dar a conhecer diversos modos de cruzamento entre a literatura e as artes visuais e performativas atendendo, por um lado, aos contextos culturais e históricos ibéricos e ibero-americanos e, por outro lado, à complexidade dos respetivos sistemas artísticos considerados no seu conjunto.

>>ver programa

Inscrições: Até 30 de Junho de 2017
Público Geral: 40€
Estudantes do Ensino Superior e professores cooperantes dos Mestrados em Ensino da FLUL: 20€