AzLab#33 "Quem Faz o Quê: Processos Criativos Em Azulejo | Who Does What: Creative Processes In Azulejo"

AzLab#33 "Quem Faz o Quê: Processos Criativos Em Azulejo | Who Does What: Creative Processes In Azulejo"

07 junho 2017 10:00

Como é do conhecimento geral, a realização de um revestimento em azulejo implica diversas etapas, que têm início na sua conceção e terminam com a sua aplicação. Neste processo destacam-se vários intervenientes – encomendadores, ladrilhadores, oleiros, pintores ou arquitetos, onde também se incluem, por exemplo, as olarias e as fábricas.

Estas tarefas nem sempre foram cabalmente entendidas e ainda hoje há dúvidas sobre os limites de ação de cada interveniente. O objetivo do AzLab#33 é analisar o papel das diferentes “autorias” e das inter-relações que as mesmas estabelecem e potenciam, num sentido alargado que permita uma perspetiva contextualizada, tendo ainda em conta as especificidades que caracterizam cada época ou cada ciclo da história do azulejo.

O AzLab#33 inclui um breve workshop de discussão e definição das designações tradicionais (ladrilhadores vs azulejadores, por ex.), contribuindo assim para um thesaurus de azulejaria, em desenvolvimento pela Rede de Investigação em Azulejo.

Organização e informações: artis@letras.ulisboa.pt; website





Formulário para divulgação de iniciativas da FLUL

Aqui encontra o formulário para envio de informação sobre iniciativas de âmbito científico, académico e cultural, para divulgação na Agenda da FLUL.
Solicita-se o envio deste formulário, devidamente preenchido, com a antecedência mínima de uma semana relativamente ao início da atividade.
Email: comunicacao@letras.ulisboa.pt
Nucleo de Relações Externas, FLUL