Catábases e Anábases do Mundo Antigo: Viajantes e Itinerários entre Mundos

04 junho 2018 09:00 - 27 junho 2018 23:00

4 de junho a 27 de junho

Sessão de 2 horas – segundas-feiras e quartas-feiras (horário a definir)

O tema do curso que se propõe integra-se no trabalho desenvolvido pelos grupos de investigação «Usos do Passado» e «Culturas e Sociedades de Encontro» e pretende dar uma perspetiva de como os temas da «descida» e da «subida» (aos e dos infernos ou aos e dos céus, por exemplo) permaneceu em várias sociedades e culturas antigas e se redefiniu em momentos posteriores da História. Ao mesmo tempo, o curso pretende analisar a importância que o tema teve em vários níveis de expressão cultural, como a religião ou a literatura.

Objetivo:Introdução e divulgação dos temas da Catábase e da Anábase no Mundo Antigo, a partir das fontes das diversas tradições religiosas do Próximo Oriente Antigo e do Mundo Clássico.

Para efetuar a inscrição, o interessado deverá descarregar a ficha de inscrição, proceder ao seu preenchimento e enviá-la para os seguintes contatos: sa.graduados@letras.ulisboa.pt (C/C centro.his.secretariado@letras.ulisboa.pt) ou, presencialmente, na secretaria da FLUL.

Coordenação Científica: Nuno Simões Rodrigues e Sofia Nunes

Coordenação Geral: José Varandas

Organização: Centro de História da Universidade de Lisboa

Para mais informações: Centro de História da Universidade de Lisboa - Centro.his.secretariado@letras.ulisboa.pt