CFA: Exposição "Endangered Bodies: Representing and Policing the Body in Western Culture"

31 julho 2018 14:00

Prazo para submissão de trabalhos: até 31 de julho de 2018
Data de realização da iniciativa: 1 a 15 de Outubro de 2018

Encontra-se aberto o período de submissão de trabalhos artísticos para a exposição que se irá realizar no âmbito da conferência "Endangered Bodies: Representing and Policing the Body in Western Culture", a ter lugar em Lisboa, e organizada pelo projecto CILM - City and (In)security in Literature and Media, sediado no Centro de Estudos Comparatistas da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. A partir da noção de "endangered bodies", que esta na génese desta conferência, e tendo como pano de fundo eventos de charneira do seculo XXI que provocaram inúmeras respostas e fortes reacções críticas - tais como a eleição de Donald Trump, o #MeToo Movement, ou o assassinato político de Marielle Franco -, almejamos promover um debate interdisciplinar sobre as diferentes formas de representação do corpo na cultura ocidental, a partir de uma perspectiva (trans)nacional e comparatista. Ademais, acreditamos que a ligação entre práticas artísticas e academia deverá ser reforçada / reafirmada na discussão de problemas de representação, e, por conseguinte, decidimos organizar uma exposição para acompanhar a conferência, esperando desta forma demonstrar o nosso apoio a todos os artistas que questionam e desafiam as representações visuais e as fronteiras do corpo.

Aceitam-se propostas (individuais ou coletivas) relacionadas com o tema da conferência até 31 de julho, as quais deverão ser enviadas para endangeredbodies@letras.ulisboa.pt. Após um processo de seleção, os trabalhos selecionados ficarão expostos no Átrio Principal da FLUL, e os seus autores terão a oportunidade de apresentá-los numa mesa-redonda que encerrará a conferência, encontrando-se igualmente convidados a assistir às restantes sessões.

Adicionalmente, um dos trabalhos será escolhido pela comissão organizadora para figurar em todo o material gráfico da conferência.

>> Ver CFA

Para mais informações, consulte o website