Caring and Sharing - Health and Humanities in Today's World

24 junho 2021 10:00 - 25 junho 2021 20:00

postercaringandsharing vfO desenvolvimento actual das Humanidades Médicas (HM) tem demonstrado a relevância dos saberes, métodos e instrumentos humanísticos e estéticos na abordagem da saúde e da doença, colocando o encontro clínico como foco multi- e interdisciplinar dos cuidados de saúde.

Alinhado com os mais recentes avanços nesta área, o projecto SHARE – Saúde e Humanidades Actuando em REde – tem estado fortemente envolvido neste campo emergente tanto em termos de investigação, como de educação/formação e de trabalho de campo hospitalar, contribuindo para uma transformação narrativa da saúde e do cuidar (Charon et al. 2017). Assinalando o culminar de um projecto que envolveu 3 anos de trabalho intensivo a nível inter/nacional e actividades diversificadas, este Congresso oferece uma plataforma oportuna para partilha dos resultados alcançados com um público alargado e para a discussão de questões como os limites e potencialidades da narrativa no âmbito dos cuidados de saúde, as fronteiras das HM e da Medicina Narrativa, ou ainda os modos de avaliar o impacto das metodologias humanísticas nos cuidados de saúde e em contextos educacionais.

Tendo em conta o crescimento exponencial e global das HM, os desafios cruciais que este coloca e as questões institucionais que levanta, este encontro reunirá grupos de investigação, académicos e projectos de todo o mundo, para promover troca de conhecimentos, partilha de resultados de investigação e de experiências. Criará, também, oportunidades de networking e de futuras colaborações em projectos de investigação e outros.

O congresso pretende reunir investigadores oriundos de áreas multidisciplinares e mutuamente fertilizantes como: literatura e artes, filosofia, sociologia, psicologia, antropologia, farmácia, medicina, enfermagem, fisioterapia e bioética, com um público-alvo misto: médicos e profissionais de saúde, académicos, investigadores e estudantes das áreas da saúde e das Humanidades.

WEBPAGE: https://caringandsharingconference.wordpress.com