CFP: "I Congresso internacional: A morte: leituras da humana condição"

CFP: "I Congresso internacional: A morte: leituras da humana condição"

15 setembro 2018 23:00

ieac go congresso morte 07 05 aEnvio de propostas de comunicação: 15 de setembro de 2018
Data de realização do congresso: 21 a 24 de fevereiro de 2019 (Centro Cultural Vila Flor, Guimarães)

Apresentação:

Percebendo a morte como um limite intransponível, os antigos definiram o humano como um ser mortal. Esse primeiro princípio universal tornou-se o fundamento de toda uma ordem simbólica. Efetivamente, a história das sociedades humanas pode ser lida como um conjunto de narrativas que desejam dar vida ao sonho de imortalidade, assegurando a perenidade da ordem social através da passagem das gerações.

O que acontece a uma sociedade em que a morte passa do estatuto de fundamento ontológico (um fenómeno natural) ao de simples contingência histórica (um evento a evitar a todo o custo)? Uma sociedade plenamente comprometida em acabar com a morte, que considera o envelhecimento uma doença, em que a vontade de prolongar indefinidamente a vida neste mundo substitui o desejo de alcançar a imortalidade no além, e em que o horizonte não é a espera do fim, mas o sucesso da tecnociência?

Esta sociedade, a que Céline Lafontaine chama «pós-mortal» porque afasta a perspetiva da morte, também altera radicalmente o sentido da procriação e da transmissão da vida – por um lado, destruindo, no plano antropológico, a ordem geracional que funda a história humana e, ao mesmo tempo, no plano sociológico, procurando instituir uma nova forma de vida comunitária, centrada na obsessão pela saúde e pelos cuidados de saúde. De facto, os estudos sobre o envelhecimento das células, associados ao progresso nos transplantes, bem como na conservação e produção de órgãos, abrem perspetivas para uma vida mais longa, com uma duração indeterminada.

É neste quadro teórico que nos propomos organizar o I Congresso Internacional IEAC-GO, abordando o tema da morte num amplo leque interdisciplinar, incluindo as ciências sociais humanas, as artes, as ciências médicas e as novas tecnociências.

Comunicações:

A Comissão Científica deste Congresso recebe propostas de comunicação até ao dia 15 de setembro. As propostas de comunicação deverão ser enviadas para:
geral@congressointernacionalmorte.pt
e constarão dos seguintes elementos:

- título da comunicação
- resumo da comunicação (até 2500 caracteres)
- cinco palavras-chave
- resenha biográfica do autor (até 1000 caracteres).

As propostas de comunicação serão avaliadas pela Comissão Científica do Congresso e serão integradas num dos seguintes quadros:

a) aceite para comunicação oral durante o Congresso
b) aceite para integração no dossier do Congresso, como artigo científico
c) não aceite, por falta de qualidade científica ou por desvio da temática

Até ao dia 15 de outubro, será comunicado a cada proponente de comunicação o parecer relativo à sua proposta.

Organização: IEAC-GO

Entidade associada: CLEPUL (Centro de Literaturas e Culturas Lusófonas e Europeias da FLUL)

Para mais informações, consulte o website.





Formulário para divulgação de iniciativas da FLUL

Aqui encontra o formulário para envio de informação sobre iniciativas de âmbito científico, académico e cultural, para divulgação na Agenda da FLUL.
Solicita-se o envio deste formulário, devidamente preenchido, com a antecedência mínima de uma semana relativamente ao início da atividade.
Email: comunicacao@letras.ulisboa.pt
Nucleo de Relações Externas, FLUL