Ciclo de conferências | Representações da Antiguidade no Cinema

Ciclo de conferências | Representações da Antiguidade no Cinema

23 novembro 2021 17:00

cinema antiguidade 1 origCiclo de conferências online:

“Mr. DeMille, I'm ready for my close-up!” Representações da Antiguidade no Cinema

A frase que dá nome a este ciclo pertence à personagem interpretada por Gloria Swanson, que a diz na cena final do filme Sunset Boulevard de Billy Wilder (1950). Este filme centra-se no declínio das velhas glórias do cinema mudo, representadas pela actriz Norma Desmond (Gloria Swanson), a quem o cinema sonoro empurrou para o esquecimento. Ansiosa por regressar à ribalta, porém, Desmond escreve o guião para um filme, Salome, que ela deseja ver realizado pelo lendário Cecil B. DeMille, particularmente famoso pelas suas adaptações da História ao cinema. Filmes como The Joan, the Woman (1917), King of Kings (1927), The Sign of the Cross (1932), Cleopatra (1934), The Crusades (1935), Unconquered (1947), Samson and Delilah (1949) e The Ten Commandments (1923 e 1956) garantiram a DeMille essa fama e o filme de Wilder reconhece-o, homenageando-o com a personagem de Swanson que aspira ser dirigida no papel da princesa da Judeia pela mão do celebrado realizador. É, pois, como Salomé – filha de Herodíade e sobrinha-enteada de Herodes Ântipas, a mesma que segundo a tradição teria conseguido a execução de João Baptista – que Norma Desmond/Gloria Swanson comunica ao cineasta: «Mr. DeMille, I’m ready for my close‑up!»

Desde o seu início, o cinema fez da História tema para as suas realizações artísticas. No seguimento de uma tendência que se verificava já no século XIX, a Sétima Arte começou por recuperar quadros célebres da História da Humanidade, sobretudo da História europeia, e rapidamente se voltou para a Antiguidade, descortinando nela temas a serem usados nas novas realizações. Motivos bíblicos e da Antiguidade Clássica, sobretudo, ressurgiram pelas mãos dos mais célebres realizadores da História do Cinema. Ao longo do século XX e já no século XXI, essa tendência manteve-se, tanto no grande ecrã, como na televisão. O êxito da recepção da Antiguidade nestes media culturais confirma a sua importância histórica.

O ciclo de conferências organizadas pelo Centro de História da Universidade de Lisboa que agora apresentamos parte do reconhecimento dessa expressão artística e do valor que ela tem para a cultura popular e «educação histórica» das massas, enquanto forma de usar o passado.

Apresentamos uma série de dez conferências, que abrangerão várias produções cinematográficas, tendo como denominador comum a Antiguidade, do Egipto ao Império Romano. Como conferencistas teremos especialistas internacionais no tema da recepção da Antiguidade no Cinema: Martin M. Winkler (George Mason University) e Monica S. Cyrino (University of New Mexico); e investigadores de centros da ULisboa (Centro de História e Centro de Estudos Anglísticos): José das Candeias Sales, Abraham I. Fernández Pichel, Maria de Fátima Rosa, Nuno Simões Rodrigues, Sofia Vasconcelos Nunes, Cláudia Teixeira, Rogério Sousa e Angélica Varandas.

23 Nov. 2021
Agora de Alejandro Amenábar (2009) ou o crepúsculo do paganismo em Alexandria
Rogério Sousa
Universidade de Lisboa / CH-ULisboa

Inscrição gratuita em ciclodemille@gmail.com

Organização:
Nuno Simões Rodrigues

Grupo de investigação:
Usos do Passado (Centro de História da ULisboa)





Formulário para divulgação de iniciativas da FLUL

Aqui encontra o formulário para envio de informação sobre iniciativas de âmbito científico, académico e cultural, para divulgação na Agenda da FLUL.
Solicita-se o envio deste formulário, devidamente preenchido, com a antecedência mínima de uma semana relativamente ao início da atividade.
Email: comunicacao@letras.ulisboa.pt