Ciclo de Seminários - Passados Próximos, Memória e História - CH ULisboa

06 julho 2017 18:00 - 13 julho 2017 20:00

passados proximos desdobravel 1Próximos seminários:

6 de julho, Sala 5.2, 18 horas

Memórias e História do Estado Novo

Com:
António Ventura (Universidade de Lisboa, CH-ULisboa)
Fernando Rosas (Universidade Nova, IHC)
Bruno Cardoso Reis (Universidade de Lisboa, ICS)

Moderador:
Christophe Araújo

13 de julho, Anf.4, 18 horas

História recente e jornalismo

Com:
António Costa Pinto (Universidade de Lisboa, ICS)
Paulo Silveira e Sousa (Universidade Nova, CHAM)
Pedro Caldeira Rodrigues (Lusa)
Frederico Carvalho (Jornalista)

Moderador:
Ernesto Castro Leal

Cada época, cada comunidade humana escolhe o seu passado, vive o seu tempo e projeta-se no futuro de um modo específico: diversos modos de consciência histórica. Se hoje no Ocidente as expectativas de futuro se restringiram, é motivador pensar como em diferentes épocas no campo historiográfico se estabeleceu o diálogo com outros tempos, tomados como modelos inspiradores, não tanto ou, pelo contrário, como paradigmas negativos.

A antiguidade clássica e outras eras que se convencionou designar de medievais e de modernidade elaboraram e reelaboraram memórias, mitos, metáforas e conceitos sobre os tempos que imediatamente as antecederam. Como se relacionaram presente e passado próximo? Acentuando continuidades ou ruturas? De que modos a memória desses passados imediatos se transformou em história? Que convergências e divergências pode haver entre história e jornalismo? E os historiadores, como construiram as suas genealogias intelectuais e se relacionaram com os seus antecessores?

Estas algumas das perguntas que serão consideradas num seminário em 12 sessões promovido pelo Centro de História da Universidade de Lisboa. Terá lugar de finais de Abril a meados de Julho de 2017. Cada sessão terá a duração de cerca de 50 minutos, seguidos de um breve comentário e debate.

>>ver programa

Entrada livre.

A emissão de certificado de assistência custa 5€, mediante inscrição prévia.

>>inscrições para certificados

Organização e informações: centro.his@letras.ulisboa.pt