“Coleções em Exílio”- V Colóquio "Coleções de Arte em Portugal e Brasil nos séculos XIX e XX"

“Coleções em Exílio”- V Colóquio "Coleções de Arte em Portugal e Brasil nos séculos XIX e XX"

12 novembro 2018 08:00 - 14 novembro 2018 19:00

colecoes arte 2018 cartazPerante a ameaça ou efetividade de guerras e revoluções, perseguições políticas ou religiosas, foram vários aqueles que saíram dos seus países e procuram refúgio em terras de adoção, nos séculos XIX e XX. Levaram consigo as suas coleções de arte a fim de as salvar do roubo ou da destruição, mas também como bens valiosos de fácil transação.

Devido aos laços estreitos entre Portugal e Brasil, em diversos momentos da história dos últimos 200 anos, é possível observar estas migrações forçadas de coleções e colecionadores de arte entre os dois países.

Sobressai ainda, face quer a posições neutrais em conflitos, quer ao afastamento geográfico desses epicentros, ou também por razões de tolerância e cordialidade, a escolha de Portugal e Brasil por estrangeiros para fixarem residência fazendo-se acompanhar das suas colecções de arte, algumas das quais acabaram por ser instituídas em museus, bibliotecas e fundações locais.

Inscrições e mais informações, consulte o website.





Formulário para divulgação de iniciativas da FLUL

Aqui encontra o formulário para envio de informação sobre iniciativas de âmbito científico, académico e cultural, para divulgação na Agenda da FLUL.
Solicita-se o envio deste formulário, devidamente preenchido, com a antecedência mínima de uma semana relativamente ao início da atividade.
Email: comunicacao@letras.ulisboa.pt