Colóquio "Cosmos: Ciência, Política, Arte"

Colóquio "Cosmos: Ciência, Política, Arte"

11 outubro 2017 09:00 - 13 outubro 2017 19:00

spheres5A relação do ser humano com o cosmos, desde a antiguidade até hoje, desenvolveu-se de diversas perspectivas: mítica e poética, religiosa e filosófica, científica, político-jurídica, ecológica... Do termo cosmos derivam vários outros como cosmologia, cosmopolitismo, cidadania cosmopolita, direito cosmopolita, consciência cósmica...

O cosmopolitismo remonta ao ideal ético de pertencer a uma comunidade universal, para além dos vínculos a comunidades particulares. Já a cosmopolítica corresponde tanto à preocupação de dar à política local uma dimensão cosmopolita como ao desejo de dar à política global uma dimensão democrática. O direito cosmopolita, por sua vez, considera o indivíduo como sujeito de direito independentemente do Estado ao qual pertença, como no caso da responsabilidade individual por crimes internacionais e no caso do direito à petição individual em matéria de direitos humanos. O cosmos é ainda objeto tanto do olhar científico como do olhar poético sobre os mistérios da noite (Chateaubriand, Novalis, Poe, Rilke), os cometas (Whitman, Hugo), o rei-sol (Valéry, Artaud, Tardieu, Prévert), a lua (Orfeu, Plutarco, La Fontaine, Yeats), o infinito (Lucrécio, Schiller, Byron, Lamartine).

Este colóquio pretende discutir as diversas perspetivas sobre o cosmos e os conceitos dele derivados. Os palestrantes são procedentes de sete países: Portugal, Espanha, França, Itália, Inglaterra, Rússia e Brasil. Aproximadamente todas as grandes áreas do conhecimento estarão representadas: astrofísica, química, nanotecnologia, matemática, ecologia, filosofia, psicologia, direito, ciências políticas, sociologia, artes plásticas, música e literatura.


Organização: Centro de Filosofia, Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (Soraya Nour Sckell)

Para consultar o programa e para mais informaçoes, aceda ao website.



Ilustração: "A criação do Mundo", do incunábulo Crónica de Nuremberga. "The Fourth Day. God sets the Spheres moving". in Hartmann Schedel, Das Buch der Croniken, Nuremberg, Anton Koburger, 1493. In-fol. (Paris, BnF, Réserve des livres rares, Rés. G. 505)





Formulário para divulgação de iniciativas da FLUL

Aqui encontra o formulário para envio de informação sobre iniciativas de âmbito científico, académico e cultural, para divulgação na Agenda da FLUL.
Solicita-se o envio deste formulário, devidamente preenchido, com a antecedência mínima de uma semana relativamente ao início da atividade.
Email: comunicacao@letras.ulisboa.pt
Nucleo de Relações Externas, FLUL