Colóquio Internacional: Imagens da Ásia no Cinema Português

16 março 2017 10:00 - 17 março 2017 23:00

p imagesofasia 72dpi ptO colóquio internacional "Imagens da Ásia no Cinema Português", integrado na linha de investigação do Centro de Estudos Comparatistas da FLUL, ORION – Orientalismo Português, terá lugar nos dias 16 e 17 de março de 2017, no Anfiteatro III da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, com um conjunto sessões a realizar-se na Cinemateca Portuguesa - Museu do Cinema.

Do colóquio resultará um volume na série de publicações ACT – Alteridades, Cruzamentos e Transferências. Desde as primeiras décadas do século XX — casos de Macau (1924) e a mais de uma dezena de documentários de M. Antunes Amor, ao longo da década de 20 e 30, ou os documentários de Miguel Spiguel —, passando por cineastas como Paulo Rocha ("A Ilha dos Amores", 1982; "A Ilha de Moraes", 1984; "O Desejado" ou "As Montanhas da Lua", 1987; "Portugaru San - O Senhor Portugal em Tokushima", 1993), Luís Filipe Rocha ("Amor e Dedinhos de Pé", 1991) ou João Mário Grilo ("Os olhos da Ásia", 1996), até aos anos mais recentes — casos de Ivo M. Ferreira ("O Homem da Bicicleta - Diário de Macau", 1997 e "Em Volta", 2002), a filmografia de João Pedro Rodrigues e João Rui Guerra da Mata ("China China", 2007; "Alvorada Vermelha", 2011; "A Última Vez que Vi Macau" (2012); "Mahjong", 2013; "IEC Long", 2014), ou o muito recente "Ama-San" (2016) de Cláudia Varejão — é possível observar uma série de gestos que, passando pelas transformações pós-coloniais, aproximam a filmografia portuguesa da cultura e espaços asiáticos a que o país esteve ligado desde os Descobrimentos.

A Ásia é, em tantos destes filmes, interpretada e problematizada por meio de um conjunto de imagens e de categorias que remontam até século XVI. Seja desde um interesse pelos momentos inaugurais desses encontros até um interesse pelos movimentos migratórios contemporâneos, revela-se uma discreta, mas consequente permanência do tópico no cinema português, mesmo em autores para os quais este não constitui um tópico central. A constatação deste fenómeno abre um panorama em que o cinema, tal como a literatura, se mantém ligado a um processo regular e contínuo de reflexão sobre Portugal, que se intensifica com a representação do Outro e a aproximação ao imaginário oriental. Para este Colóquio são particularmente relevantes propostas que ofereçam perspetivas transdisciplinares, comparativas e inovadoras sobre as representações da alteridade asiática no cinema português.

Ver keynote speakers e programa>>

Organização e informações:
website; Email: imagesofasia.flul2017@gmail.com; Tel.: 217 920 085