Colóquio internacional: Os estudos ibéricos a partir da periferia. Desafios epistemológicos e novos olhares nos estudos galegos, bascos e catalães

Colóquio internacional: Os estudos ibéricos a partir da periferia. Desafios epistemológicos e novos olhares nos estudos galegos, bascos e catalães

08 março 2018 09:00 - 09 março 2018 19:00


eibericos8 e 9 de março de 2018
Faculdade de Letras de Lisboa (sala B1 e B2 – Biblioteca)
Horário: Sala B2 (8 de março, 5.ª feira, 9h-19h); Salas B1 e B2 (9 de março, 6.ª feira, 9h-19h)

A progressiva consolidação dos estudos ibéricos no âmbito internacional e a sua previsível expansão nos próximos anos convidam-nos a refletir sobre a relocalização que este novo quadro de trabalho implica para os estudos galegos, bascos e catalães. O presente colóquio internacional surge como uma proposta para repensar tanto os estudos ibéricos a partir da “periferia” representada por estas realidades, como os âmbitos de estudo galego, basco e catalão à luz das novas tendências analíticas dominantes no plano internacional. Dando continuidade a outros encontros científicos organizados pelo Centro de Estudos Comparatistas sobre os estudos ibéricos – Looking at Iberia from a Comparative European Perspective (2011) e Estudos ibéricos: novos espaços (2016) –, este colóquio pretende uma abordagem específica dos espaços sociais galego, basco e catalão como realidades complexas e com dinâmicas próprias mas propícias, simultaneamente, para a experimentação e a inovação metodológica.

Conferências plenárias
Arturo Casas, Universidade de Santiago de Compostela
Joseba Gabilondo, Michigan State University
Mercè Picornell, Universitat de les Illes Balears

Organização
DIIA ― Diálogos ibéricos e ibero-americanos/ LOCUS, Centro de Estudos Comparatistas, FLUL
Mapa digital das relações literárias ibéricas (1870-1930), Centro de Estudos Comparatistas, FLUL (IF/00838/2014)

Para mais informações: website do Centro de Estudos Comparatistas; tel: 21 792 00 85; email: periferia2018@gmail.com; website.





Formulário para divulgação de iniciativas da FLUL

Aqui encontra o formulário para envio de informação sobre iniciativas de âmbito científico, académico e cultural, para divulgação na Agenda da FLUL.
Solicita-se o envio deste formulário, devidamente preenchido, com a antecedência mínima de uma semana relativamente ao início da atividade.
Email: comunicacao@letras.ulisboa.pt
Nucleo de Relações Externas, FLUL