Conferência "Falar de História da Arte"

Conferência "Falar de História da Arte"

07 junho 2017 18:30

"Falar de História da Arte" é uma atividade desenvolvida pelo G.I.E.H.A. que tem como principal intuito abordar as mais variadas áreas de estudo da disciplina de história da arte, através da realização de conferências por mestres, doutores ou investigadores do ARTIS-IHA bem como por especialistas nacionais ou internacionais convidados por membros do G.I.E.H.A., em assuntos relacionados com o campo historiográfico e artístico, do mercado da arte, do colecionismo e da salvaguarda patrimonial.

De entrada livre, estas atividades tendem em ser realizadas num horário pós-laboral uma vez que é destinado a estudantes bem como a todos os interessados.

A primeira conferência será realizada no dia 7 de junho, pelas 18h30, no Anfiteatro II da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e tem como tema "Paramentos do Tesouro e Capelas Reais". Para esta primeira sessão foi convidada a Dr.ª Manuela Santana, conservadora de Têxteis e Trajes do Palácio Nacional da Ajuda, que no ano de 2005 apresentou a dissertação de mestrado em Arte, Património e Teoria do Restauro "Tapeçarias da Casa Real portuguesa em setecentos: a coleção do Palácio Nacional da Ajuda", orientada pelo Professor Doutor Vítor Serrão.

Como conservadora do Palácio Nacional da Ajuda hoje estuda um importante conjunto de paramentos do Tesouro e capelas redais, sedas das armações de igreja, vestes e linhos litúrgicos ligados às cerimónias com que se assinalavam as datas do calendário litúrgico ou as celebrações da família real portuguesa.

Produzidas na Europa dos séculos XVIII e XIX, estas aparatosas obras de arte testemunham dois séculos ao serviço da monarquia. Com a implantação da República, este conjunto de paramentos perdeu o seu sentido e a unidade, encetando-se quase um século de caos e dispersão.

É deste percurso e ulterior âmbito museológico que tratará este primeiro Falar de História da Arte.

Organização e informações: artis@letras.ulisboa.pt; website





Formulário para divulgação de iniciativas da FLUL

Aqui encontra o formulário para envio de informação sobre iniciativas de âmbito científico, académico e cultural, para divulgação na Agenda da FLUL.
Solicita-se o envio deste formulário, devidamente preenchido, com a antecedência mínima de uma semana relativamente ao início da atividade.
Email: comunicacao@letras.ulisboa.pt
Nucleo de Relações Externas, FLUL