Conferência "Reimaginar a edição digital no Arquivo Livro do Desassossego"

Conferência "Reimaginar a edição digital no Arquivo Livro do Desassossego"

24 janeiro 2017 15:00

cartaz manuel portelaAo longo dos últimos 25 anos a evolução nas tecnologias e standards técnicos modificou significativamente os modelos de edição crítica digital.

O projeto "Nenhum Problema tem Solução: Um Arquivo Digital do Livro do Desassossego" propõe um modelo conceptual e técnico inovador cujo objetivo é reimaginar a edição digital, integrando as práticas de edição crítica, edição genética e edição social num espaço de simulação da performatividade literária.

Manuel Portela é Professor da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, onde dirige o Programa de Doutoramento FCT em Materialidades da Literatura, e investigador responsável pelo projeto «Nenhum Problema Tem Solução: Um Arquivo Digital do Livro do Desassossego» (Centro de Literatura Portuguesa da U.C.).Na última década tem investigado a digitalização da literatura, tendo criado diversos programas no domínio das humanidades digitais. O seu último livro intitula-se Scripting Reading Motions: The Book and the Computer as Self-Reflexive Machines (MIT Press, 2013).

Organização e informações: Centro de Linguística da ULisboa; Email: informacoes@clul.ul.pt





Formulário para divulgação de iniciativas da FLUL

Aqui encontra o formulário para envio de informação sobre iniciativas de âmbito científico, académico e cultural, para divulgação na Agenda da FLUL.
Solicita-se o envio deste formulário, devidamente preenchido, com a antecedência mínima de uma semana relativamente ao início da atividade.
Email: comunicacao@letras.ulisboa.pt
Nucleo de Relações Externas, FLUL