Conferência: Representações da África do Sudeste.A construção das categorias de Cafre e Cafraria na documentação portuguesa dos séculos XVI e XVII

Conferência: Representações da África do Sudeste.A construção das categorias de Cafre e Cafraria na documentação portuguesa dos séculos XVI e XVII

22 março 2017 18:00

historiaafrica17Esta conferência tem por objetivo analisar as categorias de representação antropológica e geográfica de Cafre e Cafraria, com base em documentação portuguesa dos séculos XVI e XVII. Pretende-se contribuir para a reflexão sobre o modo como a África meridional e do sudeste foi percecionada, representada e classificada no plano discursivo português.

O Centro de História da Universidade de Lisboa promove o seminário de História de África, um espaço regular de debate e reflexão sobre as problemáticas atuais deste campo de estudos. Valorizam-se as continuidades e descontinuidades dos mundos africanos e seus diferentes contextos, na longa duração da história do continente e do seu envolvimento nas dinâmicas da história mundial. Em articulação com o programa pós-graduado na especialidade de História de África da FLUL, este seminário oferece tanto a especialistas como jovens investigadores, nacionais ou internacionais, a oportunidade para discutir perspetivas historiográficas e apresentar pesquisas em curso.

Entrada livre

Organização e informações: centro.his@letras.ulisboa.pt





Formulário para divulgação de iniciativas da FLUL

Aqui encontra o formulário para envio de informação sobre iniciativas de âmbito científico, académico e cultural, para divulgação na Agenda da FLUL.
Solicita-se o envio deste formulário, devidamente preenchido, com a antecedência mínima de uma semana relativamente ao início da atividade.
Email: comunicacao@letras.ulisboa.pt
Nucleo de Relações Externas, FLUL