Congresso Internacional - "Marfins africanos no mundo atlântico 1400-1900"

25 fevereiro 2019 09:00 - 27 fevereiro 2019 19:00

marfins africanos imagem site 2 origDe 25 a 27 de fevereiro de 2019, vai decorrer, na FLUL, o Congresso Internacional "Marfins Africanos no Mundo Atlântico 1400-1900". Desde Abril de 2015, a equipa internacional do projeto “Marfins Africanos no Mundo Atlântico: uma reavaliação dos marfins luso-africanos”, constituída por 27 investigadores das Universidades de Lisboa e Évora, e da Universidade Federal de Minas Gerais, no Brasil, tem desenvolvido uma investigação sobre o comércio, circulação e produção de marfim africano, em bruto e esculpido, no espaço atlântico entre os séculos XV e XVIII.

Foi feita uma identificação e inventariação de objetos nas coleções portuguesas e brasileiras, em Minas Gerais, bem como uma recolha de referências e descrições nas fontes escritas portuguesas. Pela primeira vez uma selecção de marfins foi alvo de análises laboratoriais com vista a contribuir para dilucidar cronologias e proveniências.

A equipa de investigação do projeto tem construído propostas de reinterpretação da cultura material a partir dos contextos africanos da sua produção.

Pode obter mais informações consultando a página, ou entrando em contacto com o Centro de História da ULisboa, através do endereço eletrónico centro.his.secretariado@letras.ulisboa.pt .