Exposição comemorativa: Cruzeiro transatlântico universitário de 1934

28 fevereiro 2018 09:00 - 15 março 2018 19:00

cruzeiroEsta exposição evoca o cruzeiro transatlântico universitário que viajou para a América no Verão de 1934, numa iniciativa da Universidade de Barcelona, Autónoma nesse momento. O objetivo do Cruzeiro era que um grupo de estudantes de várias disciplinas, bem como profissionais de âmbitos diversos, pudessem visitar alguns portos da América do Sul, Central e do Norte para aprender no terreno questões que tinham intuído nas suas aulas. O barco, o “Marqués de Comillas”, da Companhia Transatlântica, converter-se-ia durante alguns dias numa universidade flutuante, onde se ofereciam pequenos círculos temáticos de conferências. A ideia estava baseada numa aprendizagem a partir do conhecimento direto da realidade, na interdisciplinaridade como terreno didático e nas novas formas de aproximação ao estudo, isto é, em pressupostos educativos muito ligados às correntes defendidas pela Institución Libre de Enseñanza e aos movimentos catalães de renovação pedagógica, alguns dos quais se replicam até hoje, ao passo que outros ainda estão longe de ser implementados.

Curadores: Ana Díaz-Plaja Taboada e Marcelino Jiménez León.
Edição: María José Díaz-Plaja Taboada.
Organização e arquivo: Aurora e Victoria Díaz-Plaja Taboada (Arquivo G. Díaz-Plaja); Daniel Marías (Universidade Carlos III de Madrid).

Aividade realizada no âmbito do projeto de investigação DIIA – Diálogos Ibéricos e Ibero-Americanos do grupo LOCUS, em parceria com o projecto exploratório Mapa Digital das Relações Literárias Ibéricas (1870-1930).

Para mais informações, consulte o website