Curso de Verão de Iniciação ao Latim com as Metodologias Directas – nível inicial (curso livre acreditado)

05 junho 2018 09:00

5 de junhoclassicos cartaz cursos verao2018 a 6 de julho
Terças-feiras e sextas-feiras, das 14h às 16h
Incrições abertas até 1 de junho

As formações oferecidas pelo Centro de Estudos Clássicos inserem-se no âmbito das iniciativas de divulgação da cultura, da literatura e das línguas clássicas, no intuito de promover o interesse pelos Estudos Clássicos.

O curso está aberto a inscrições para toda a comunidade UL e de fora da UL, bem como a alunos pré-universitários e docentes, nomeadamente das disciplinas de Iniciação à Cultura e às Línguas Clássicas, Português, Literatura Portuguesa. Não é necessário o conhecimento de Latim.

Indubitavelmente, o estudo da latinidade, além de proporcionar acesso a um enormíssimo número de obras compostas ao longo de mais de dois mil anos, contribui para desenvolver a comunicação linguística, as competências sociais e cívicas, a consciência cultural e uma melhor compreensão da literatura e da civilização ocidental.

Desejando estimular os jovens para tal estudo, este curso de iniciação ao Latim segue não só as mais recentes teorias linguísticas que proclamam a importância da interacção e da prática oral para a aprendizagem de uma língua estrangeira, mas também o novo renascimento relativo à pedagogia das línguas clássicas com métodos directos e vivos, que agora acontece em academias de renome tais como a Accademia Vivarium Novum em Roma, o Polis Institute em Jerusalém e o Paideia Institute em Nova Iorque.

O objectivo deste curso é iniciar os estudantes na aprendizagem do Latim de forma estimulante, ensinando-o como uma língua viva sem a necessidade de encarar os textos latinos como enigmas obscuros que têm que ser decifrados lentamente com regras abstractas, seguindo os métodos de ensino tradicionais.

O curso será sobretudo alicerçado na série Lingua Latina Per Se Illustrata criada por Hans Oerberg, que oferece textos que foram criados ao longo de 50 anos com base nos métodos directos e indutivos de aprendizagem das línguas, garantindo, de forma directa e clara, a compreensão do vocabulário e do funcionamento das regras gramaticais.

Serão também utilizadas várias técnicas de ensino, exercícios baseados em total physical response, jogos de palavras, conversações orais controladas, roleplays, etc., para activamente estimular os alunos na sala de aula e realizar uma iniciação que criará bases sólidas para o desenvolvimento duma verdadeira fluência de leitura da literatura latina.

Curso livre acreditado com 1 ECTS.

Inscrição obrigatória, no Secretariado do Centro de Estudos Clássicos ou para o email do Centro (centro.classicos@letras.ulisboa.pt).

Não é necessário o conhecimento de Latim.

Inscrição no secretariado do Centro de Estudos Clássicos ou pelo email centro.classicos@letras.ulisboa.pt, até 1 de junho.

Valor da propina:
- Público geral: 50 €
- Estudantes: 40 €

Organização: Centro de Estudos Clássicos da Universidade de Lisboa

Para mais informações: Centro de Estudos Clássicos da ULisboa; centro.classicos@letras.ulisboa.pt | http://www.tmp.letras.ulisboa.pt/cec | 21 792 00 05