Reading and Conversation com Deirdre Madden - Embassy of Ireland Lectures 2017

Reading and Conversation com Deirdre Madden - Embassy of Ireland Lectures 2017

03 maio 2017 12:00

embassy ireland2017Lançadas, em 2008, por S. E. o Embaixador da República da Irlanda em Portugal, James Brennan, aquando da sua visita à Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, no âmbito da criação da unidade curricular de Literatura e Cultura Irlandesa, as Embassy of Ireland Lectures têm trazido a Portugal, e à FLUL, distintos escritores e académicos irlandeses.


Considerada “o constante génio das letras irlandesas” pelo escritor Sebastian Barry, Deirdre Madden nasceu na Irlanda do Norte e era criança quando deflagraram os conflitos sectários designados como "Troubles", eventos que, reconhece, “de uma forma ou de outra atravessam a sua obra”, tanto em romances explicitamente sobre os "Troubles", como noutros sobre a arte, o amor e a perda. Usando a ficção para aceder, com notável compaixão, “à mente de outra pessoa”, Madden deseja leitores que ousem ir ao encontro das características de cada obra, sendo não só analíticos, mas também “instintivos e imaginativos”.


Deirdre Madden ensina Escrita Criativa no Trinity College, em Dublin (Irlanda) e é autora de oito romances: Hidden Symptoms (1986), The Birds of Innocent Wood (1988), Remembering Light and Stone (1993), Nothing Is Black (1994), One by One in the Darkness (1996), Authenticity (2002), Molly Fox’s Birthday (2008) e Time Present and Time Past (2013). Escreveu também três obras infantis – Snakes’ Elbows (2005), Thanks For Telling Me, Emily (2007) e Jasper and the Green Marvel (2011) – e organizou a antologia All Over Ireland: New Irish Short Stories (2015).

Entrada livre.

Organização e informações: centro.ang@letras.ulisboa.pt; website





Formulário para divulgação de iniciativas da FLUL

Aqui encontra o formulário para envio de informação sobre iniciativas de âmbito científico, académico e cultural, para divulgação na Agenda da FLUL.
Solicita-se o envio deste formulário, devidamente preenchido, com a antecedência mínima de uma semana relativamente ao início da atividade.
Email: comunicacao@letras.ulisboa.pt
Nucleo de Relações Externas, FLUL