ESC#59 Videographic Montage: The Video Essay as a Discursive Tool

13 março 2023 00:00 - 28 abril 2023 23:45

videographic montage curso 2023 page 0001 724x1024Os vídeos são uma ferramenta essencial no trabalho académico, oferecendo uma forma poderosa de comunicar artigos de investigação, ideias e argumentos. Resumos em vídeo e ensaios em vídeo demonstram visualmente os resultados da investigação e permitem o uso de ferramentas criativas para transmitir ideias complexas e emoções de forma impactante. Os vídeos captam qualidades afetivas, experienciais e corporais que muitas vezes ficam adormecidas na investigação textual tradicional, tornando o trabalho académico mais acessível e compreensível para um público mais amplo. Este workshop tem como objetivo equipar os participantes com as competências e ferramentas necessárias para criar vídeos cativantes que deixem uma impressão duradoura no público. Os participantes utilizarão o DaVinci Resolve, um software de edição de vídeo gratuito utilizado em muitas produções de Hollywood, e podem escolher utilizar uma biblioteca de imagens gratuitas ou imagens capturadas por si para construir a sua primeira montagem de vídeo.

O workshop utilizará uma abordagem de proximidade para guiar os participantes durante todo o processo e pipeline, desde a incubação das suas ideias até à materialização e projeção dos seus vídeos no grande ecrã. No fundo, o workshop plantará as sementes da investigação e trabalhará em estreita colaboração com os participantes para os ajudar a concretizar as suas ideias. O workshop tem como objetivo fomentar e apoiar o processo criativo, criando um ambiente de apoio e colaboração para os participantes desenvolverem a sua retórica em vídeo. Os participantes receberão conhecimentos teóricos sobre a escola americana versus a escola russa de montagem, permitindo-lhes utilizar as técnicas destas escolas de forma mais adequada para ilustrar as suas ideias. Com este conhecimento, os participantes podem escolher uma paisagem sonora ou uma leitura de um texto como base para o seu ensaio em vídeo. Os seus ensaios finais em vídeo serão exibidos numa galeria de arte para que o trabalho dos participantes possa ser disseminado e ter maior exposição. Este workshop é perfeito para qualquer pessoa com uma paixão pela arte e pelo cinema, independentemente do seu nível de experiência. O número máximo de participantes será limitado a 15 para garantir que cada participante possa ser ajudado igualmente. Não perca esta emocionante oportunidade de aprender a explorar todo o potencial da edição de vídeo para o seu trabalho académico!

Os interessados em inscrever-se deverão fazê-lo até dia 28 de Abril. Para tal, será necessário preencher a ficha de inscrição com todos os dados solicitados e remetê-la para para gestao.ceaul@letras.ulisboa.pt até ao prazo indicado. Posteriormente, serão indicados os passos a realizar para efetuar o pagamento da inscrição que tem o valor de 40 euros.

Website: http://ulices.letras.ulisboa.pt/pt/2023/03/10/esc59-videographic-montage-the-video-essay-as-a-discursive-tool/

Organização: CEAUL - Centro de Estudos Anglísticos

Contactos: gestao.ceaul@letras.ulisboa.pt