Exposição: Roraima – A Mãe de todas as águas

Exposição: Roraima – A Mãe de todas as águas

06 novembro 2017 10:00 - 24 novembro 2017 21:00

cartaz roraima expo 2017A “Mãe de todas as águas”, o Tepuy Roraima. Os indígenas da etnia Pemon (Von Roraima Orinoco) assim o denominavam, presumivelmente porque o Roraima é a fonte dos rios que alimenta: as três grandes bacias dos rios Orinoco, Essequibo e o Amazonas. Tepuy é também uma palavra original dos Pemon, que significa montanha. A extraordinária montanha sedimentária característica do maciço Guianes, situado na zona da Grande Sabana, e inserida no Parque Nacional de Canaima, na Venezuela, é o mais alto de uma formação de 20 tepuys, atingindo a altitude máxima de 2.723 m e com uma área de cerca de 34,38 Km2.

Após várias tentativas falhadas, a primeira chegada ao topo desta montanha, e a primeira de todas, teve lugar no dia 18 de dezembro de 1884, após dois longos meses, numa expedição, liderada pelos botânicos britânicos Everard im Thurn e Harry Perkins. As notícias das descobertas deram azo à imaginação de Sir Arthur Conan Doyle – o criador de Sherlock Holmes – que inspirado nos fabulosos relatos dos exploradores escreveu o seu fabuloso romance de aventura, The Lost World (1912).


Organização e informações: carneiro1999@gmail.com





Formulário para divulgação de iniciativas da FLUL

Aqui encontra o formulário para envio de informação sobre iniciativas de âmbito científico, académico e cultural, para divulgação na Agenda da FLUL.
Solicita-se o envio deste formulário, devidamente preenchido, com a antecedência mínima de uma semana relativamente ao início da atividade.
Email: comunicacao@letras.ulisboa.pt