História das Universidades (sécs. XIII-XVI) | Cursos Livres CH-ULisboa | Escola de Verão CH-ULisboa

05 junho 2018 09:00

historiauniversidades5 a 26 de junho de 2018, terças e quintas-feiras, às 18 horas

​O curso de verão História das Universidades (sécs. XIII-XVI) destina-se a todos aqueles que queiram compreender melhor o fenómeno de criação das universidades e a sua evolução desde o período medieval até à sua forma atual, dando a conhecer as suas origens, a ligação com o poder real, as matérias estudadas e os manuais de ensino usados, a vida quotidiana dos escolares, as formas de gestão e de financiamento, seus agentes e os públicos que as frequentavam.

O programa do curso compreende as seguintes sessões:

5 de junho: A universidade, o estado e a sociedade
Hermenegildo Fernandes (CH–ULisboa)
7 de junho: As origens da universidade
12 de junho: Os saberes
14 de junho: Livros e cultura letrada
19 de junho: O quotidiano dos estudantes
21 de junho: Economia e problemas de financiamento
26 de junho: «Homo academicus»: Reprodução social e mobilidade
Hermenegildo Fernandes (CH–ULisboa)

Este curso insere-se nas atividades do projeto ŒCONOMIA STUDII, que pretende estudar o financiamento, gestão e recursos da universidade portuguesa durante as épocas medieval e moderna.

Organização:
Hermenegildo Fernandes
Armando Norte
André de Oliveira Leitão

Coordenação Científica:
Hermenegildo Fernandes
Armando Norte

Coordenação Geral:
José Varandas

Inscrição Regular: 50€
Alunos de licenciatura, mestrado, doutoramento e pós-doutoramento da ULisboa: 25€

Curso com certificado de avaliação: 0,5 ECTS (14 horas)

As inscrições para este curso, assim como, para outros cursos da escola de Verão CH-ULisboa, abrem brevemente.

​​Para efectuar a sua inscrição, deverá descarregar o formulário, proceder ao seu preenchimento e enviá-lo para os seguintes contactos: sa.graduados@letras.ulisboa.pt (C/C centro.his.secretariado@letras.ulisboa.pt) ou, presencialmente, na secretaria da FLUL. O pagamento devido será realizado posteriormente, quando solicitado pelos serviços da FLUL. Após efectuar o pagamento de inscrição, solicita-se o envio do comprovativo de pagamento do curso curso para centro.his.secretariado@letras.ulisboa.pt

Para mais informações, consulte o website

Organização: Centro de História da ULisboa