Jornada Luís Amaro (1923-2023)

09 maio 2023 13:00

cartaz jornada luis amaroA Jornada Luís Amaro (1923-2023) tem como propósito homenagear uma das mais reconhecidas e constantes vozes da cultura portuguesa do século XX. Poeta com uma obra não muito extensa mas marcante (maioritariamente coligida em Diário Íntimo (Dádiva e outros poemas), de 1975; reed. 2006 e 2011). Integrante decisivo do grupo fundador do projecto A Árvore (António Luís Moita, António Ramos Rosa, José Terra e Raul de Carvalho). Interlocutor da grande maioria dos escritores portugueses do século XX. Nome marcante da Portugália Editora, sobretudo enquanto rigoroso revisor editorial. Multifacetado co-responsável pela concretização do projecto da Colóquio/Letras desde o primeiro momento por indicação de Jacinto do Prado Coelho (Secretário de Redacção entre 1971-1986, Director-Adjunto entre 1986 e 1989, Consultor Editorial até 1996). Bibliófilo generoso e sempre disponível, essencial no diálogo com investigadores de todo o país ao longo de décadas.

O grupo 1 do CLEPUL (Centro de Literaturas e Culturas Lusófonas e Europeias da Universidade de Lisboa) propõe-se celebrar estas e outras facetas do mosaico no qual se fixa a imagem de um ser humano pleno de discrição e de saber. O encontro terá lugar no próximo dia 9 de Maio de 2023, no Auditório da Biblioteca Nacional de Portugal. Os trabalhos contarão com a presença de amigos e admiradores do poeta, que acompanharam as diferentes etapas do seu percurso notável, e que apresentarão comunicações sobre a obra, o relevo decisivo da actividade de divulgador cultural e sobretudo sobre o homem generoso, cuja intervenção assentou num diálogo permanente com múltiplos interlocutores, em vários casos através de uma prolífera correspondência reveladora de um saber e de uma notável atenção ao pormenor e ao rigor de uma vida dedicada à literatura bem escrita, bem editada, consciente das implicações de um labor genuíno e empenhado.

Organização: CLEPUL (Centro de Literaturas e Culturas Lusófonas e Europeias) - Grupo 1

Contactos: rdsousa@fl.ul.pt