Na ‘Primeira Ocasião’: A Criação do Mundo no Egipto antigo

18 junho 2018 09:00

chistoria na primeira ocasiao18 de junho a 2 de julho

Sessão de 2 horas – 18h-20h segundas-ferias e quintas-feiras

O presente curso insere-se nas atividades dos grupos de investigação do CHUL - Culturas e Sociedades de Encontro, subgrupo «Culturas do Religioso», cuja investigação se centra nas experiências mediterrânica e ibérica de cruzamentos culturais, sociais e religiosos, tendo por objetivo o estudo dessas interseções, bem como das práticas culturais próprias.

Objetivos:

1. Identificação das principais fontes para o estudo das tradições cosmogónicas do antigo Egipto;
2. Caracterização das mais relevantes tradições cosmogónicas do antigo Egipto;
3. Análise dos principais mitemas e conceitos associados à criação dos cosmos egípcio;
4. Compreensão da natureza e função dos textos cosmogónicos em contexto mágico-ritual.

Para efectuar a inscrição, o interessado deverá descarregar a ficha de inscrição, proceder ao seu preenchimento e enviá-lo para os seguintes contactos: sa.graduados@letras.ulisboa.pt (C/C centro.his.secretariado@letras.ulisboa.pt) ou, presencialmente, na secretaria da FLUL.

Coordenação Científica: Catarina Apolinário de Almeida, Professor Doutor José Augusto Ramos e Professor Doutor Nuno Simões Rodrigues

Coordenação Geral: José Varandas

Organização: Centro de História da Universidade de Lisboa

Para mais informações: Centro de História da Universidade de Lisboa - Centro.his.secretariado@letras.ulisboa.pt