Para Compreender a Bíblia Hebraica: Um Estudo Crítico-literário das Histórias de Criação

08 outubro 2018 00:00 - 12 outubro 2018 17:00

biblia hebraicaO curso destina-se a complementar a formação obtida pelos alunos do Mestrado e Doutoramento em História e Cultura das Religiões no âmbito dos estudos judaicos. Destina-se igualmente a divulgar junto de um público mais vasto, frequentador dos Cursos Livres do Centro de História, as mais recentes formas de abordagem académica dos textos bíblicos.

O objetivo dos nossos estudos no presente curso é compreender o registo bíblico – seus vários significados e níveis de significado, o que implica discernir e conhecer seus traços essenciais, de forma a conduzir o leitor-estudante no âmbito do comentário crítico ao texto bíblico no hebraico original.

Sessões:

Aula I (8 Out.): Cosmogonia e Palavra, uma Ideia Revolucionária.
Leitura crítica do Livro do Gênesis, capítulo 1

Aula II (9 Out.): Uma Outra História da Criação? Desejo, Transgressão
e a Expulsão do Eden.
Leitura crítica do Livro do Gênesis, caps 2-3.

Aula III (10 Out.): Por que Caim matou Abel?
Leitura crítica do Livro do Gênesis, capítulo 4

Aula IV (11 Out.): Dilúvio e Recriação: A Aliança Primordial.
Leitura crítica do Livro do Gênesis, trechos escolhidos dos capítulos 6 a 9

Aula V (12 Out.): Babel e a Possibilidade de uma Humanidade Unida.
Leitura crítica do livro do Gênesis, cap. 11

(Curso integralmente leccionado pela Prof. Doutora Suzana Chwarts - Universidade de São Paulo)

Organização:
Ana Maria S. A. Rodrigues
José Alberto Tavim
Mestrado em História e Cultura das Religiões

Coordenação geral:
José Varandas

Inscrição Regular: 50 €
Alunos ULisboa BA, MA, PhD e Posts-Docs: 25 €

As inscrições abrem brevemente.

Mais informações, aqui.