Inscrições abertas- Religiões em África e nas diásporas africanas

25 junho 2018 09:00

chistoria religioes em africa 225 de junho a 29 de junho

Duas sessões diárias de duas horas

O presente curso insere-se nas actividades do subgrupo “Culturas do Religioso”, do grupo de Investigação Culturas e Sociedades de Encontro do CHUL, cuja investigação se centra nas experiências mediterrânica e ibérica de cruzamentos culturais, sociais e religiosos, e no estudo sobre o modo como tais práticas foram reinventadas em diferentes contextos espaciais tanto no Atlântico, como na Ásia.

Objetivos:
1. Do que falamos quando falamos em “religiões africanas”? – problemas de definição terminológica, desafios metodológicos e conceptuais
2. Categorias analíticas essenciais para o conhecimento do complexo religioso, dito ‘africano’
3. O islão em África
4. O cristianismo em África
5. Encontros religiosos e a fabricação de novas estruturas religiosas
6. A diáspora brasileira

Para efetuar a inscrição, o interessado deverá descarregar a ficha de inscrição, proceder ao seu preenchimento e enviá-lo para os seguintes contactos: sa.graduados@letras.ulisboa.pt (C/C centro.his.secretariado@letras.ulisboa.pt) ou, presencialmente, na secretaria da FLUL.

Organizadores e Coordenação Científica: José da Silva, Carlos Almeida e João Ferreira Dias

Coordenação Geral: José Varandas

Organização: Centro de História da Universidade de Lisboa / Centro de Estudos Internacionais – Instituto Universitário de Lisboa

Para mais informações: Centro de História da Universidade de Lisboa - Centro.his.secretariado@letras.ulisboa.pt