Seminário aberto “Theorizing Historical Research at the Intersection of Gender and Film/Media Studies”

Seminário aberto “Theorizing Historical Research at the Intersection of Gender and Film/Media Studies”

04 junho 2018 10:00 - 05 junho 2018 13:00

blockseminar phpcomp maiComo podem as teorias desenvolvidas no campo dos estudos de género contribuir para a conceptualização de tópicos de investigação em estudos de cinema e de media? Tentaremos responder a estas questões mostrando como alguns conceitos propostos por académicos feministas e queer, como Gayatri Spivak, Iris Marion Young, Judith Butler, Teresa de Lauretis, e Alison Butler, podem ser empregues na abordagem do dilema da contínua (in)existência das mulheres na história canónica do cinema. Analisaremos o impacto do posicionamento de género na expressão feminina em duas áreas muito diferentes e distantes, discutindo exemplos tirados tanto do início da história do pensamento e discurso cinemáticos e da história contemporânea das práticas de “vidding” – ou de remistura de vídeo.

Participação gratuita, com inscrição obrigatória, até 2 de junho, para o endereço de email phdcomp@letras.ulisboa.pt.

Organização: PhD-COMP Programa Internacional de Doutoramento FCT em Estudos Comparatistas

Para mais informações, consulte a página.





Formulário para divulgação de iniciativas da FLUL

Aqui encontra o formulário para envio de informação sobre iniciativas de âmbito científico, académico e cultural, para divulgação na Agenda da FLUL.
Solicita-se o envio deste formulário, devidamente preenchido, com a antecedência mínima de uma semana relativamente ao início da atividade.
Email: comunicacao@letras.ulisboa.pt
Nucleo de Relações Externas, FLUL