Seminário de Fenomenologia: "O objeto residual militar ou a imprecisão da fronteira: uma fenomenologia da paisagem"

Seminário de Fenomenologia: "O objeto residual militar ou a imprecisão da fronteira: uma fenomenologia da paisagem"

21 março 2019 18:00 - 22 março 2019 20:00

O Núcleo de Fenomenologia, associado ao Grupo de Investigação em História da Filosofia do CFUL, organiza mais uma sessão do seu Seminário Permanente em Filosofia Fenomenológica.

Na próxima sessão, é convidada Rafaela Nicolau, da Universidade Complutense de Madrid.

Sobre a sessão
Esta contribuição pretende aproximar e desdobrar as investigações sobre as paisagens das fronteiras europeias a partir das ruínas defensivas do século XX. Com essa finalidade, uma reflexão será construída em relação a esses objetos como elementos fundacionais de um espaço. A partir de legados teóricos como o de Martin Heidegger, em aspectos como a associação entre a experiência e apropriação ou o conceito de Das Ding, procurará se desenvolver o que poderia chamar-se uma fenomenologia do limite na paisagem. Quer dizer, pretende-se estabelecer uma ligação teórica entre uma específica categoria de ruína (uma ruína de defesa, uma arquitectura limitadora) e a vivência do tempo em relação a esse espaço arquitectónico e esse espaço em red (paisagístico). Termos como os de distancia, visão, espera ou suspeita serão fundacionais para a uma fenomenologia da experiência paisagística ‒do território defensivo, da uma arquitectura para não-habitar, da ameaça, da angústia.

Para mais informações: Centro de Filosofia da ULisboa





Formulário para divulgação de iniciativas da FLUL

Aqui encontra o formulário para envio de informação sobre iniciativas de âmbito científico, académico e cultural, para divulgação na Agenda da FLUL.
Solicita-se o envio deste formulário, devidamente preenchido, com a antecedência mínima de uma semana relativamente ao início da atividade.
Email: comunicacao@letras.ulisboa.pt