Seminário Permanente VITA CONTEMPLATIVA - Práticas Contemplativas e Cultura Contemporânea

Seminário Permanente VITA CONTEMPLATIVA - Práticas Contemplativas e Cultura Contemporânea

11 abril 2023 17:00

Seminário com:

José Eduardo Reis - Figuras contemplativas estéticas e literárias da salvação do mundo. Tempo, ordem e criatividade

Julia Alonzo - O Caminho para o Esplendor. O Zohar, atribuído a Moshé de León, e o Cântico Espiritual, de São João da Cruz.

Um dos fenómenos mais significativos da actualidade é a redescoberta das tradicionais práticas contemplativas pela cultura ocidental globalizada, quer nos seus originais contextos espirituais e religiosos, quer sobretudo na esfera laica, verificando-se a sua crescente difusão não só na sociedade em geral, mas também em vários contextos específicos como a gestão da atenção, a educação e o ensino, os cuidados de saúde, a consciência ecológica, o mundo empresarial, os estabelecimentos prisionais e os projectos de transformação social. Em particular a meditação, sob várias formas, não só é cada vez mais presente nestes domínios, como está no centro da investigação neurocientífica de vanguarda, que confirma experimentalmente os seus amplos benefícios psicossomáticos e conduz a repensar a relação entre mente, cérebro e corpo. Por seu lado, a comunicação social divulga cada vez os resultados destas pesquisas, configurando o que já foi designado como "a grande revolução silenciosa do século XXI". Pode-se dizer que, também no plano da filosofia, da literatura e das artes, assistimos a uma viragem contemplativa neste primeiro quartel do século XXI, que surge como alternativa e compensação de uma inflação unilateral da vida activa, externa e interna, em ritmos cada vez mais acelerados de trabalho, produção, consumo e distracção que suscitam um crescente mal-estar na civilização, com incidências graves e óbvias na saúde mental das populações.

O Seminário Permanente Vita Contemplativa. Práticas Contemplativas e Cultura Contemporânea, visa reflectir interdisciplinarmente sobre este fenómeno de redescoberta das práticas contemplativas e da espiritualidade em geral pela cultura contemporânea - nomeadamente na revalorização do silêncio, do repouso da atenção, do autodescentramento e da acção altruísta e desinteressada - , aprofundando as suas origens, natureza e consequências em termos do devir desta cultura e da própria civilização ocidental e globalizada, num momento de crise evidente do seu paradigma dominante.

O Seminário destina-se à população académica e ao público em geral, particularmente a todos os interessados em conhecer as propostas contemplativas tradicionais e contemporâneas para o pleno florescimento humano.

A entrada é livre e não requer inscrição prévia.





Formulário para divulgação de iniciativas da FLUL

Aqui encontra o formulário para envio de informação sobre iniciativas de âmbito científico, académico e cultural, para divulgação na Agenda da FLUL.
Solicita-se o envio deste formulário, devidamente preenchido, com a antecedência mínima de uma semana relativamente ao início da atividade.
Email: comunicacao@letras.ulisboa.pt