Simpósio Internacional “Olhares Culturais sobre o Turismo”

26 outubro 2018 09:45 - 18:00

cartazdigitaldef olharesturismo page 001As análises sobre o fenómeno turístico estiveram frequentemente vinculadas e estruturadas em torno dos seus aspetos mais económicos e daqueles vinculados à gestão. Este encontro pretende precisamente reunir propostas a partir de áreas diferentes, inseridas nas humanidades ou ciências sociais, para promover um olhar novo sobre o turismo, incidindo naqueles aspetos até aqui mais negligenciados ou menos estudados. Procuramos, por isso, reunir um pequeno grupo de investigadoras/es com trabalho destacado nos âmbitos da antropologia, geografia, sociologia, história, estudos literários ou da cultura para criar um espaço de debate metodológico sobre as possibilidades e desafios que a análise do turismo coloca.

Participantes:

Adriana Florent, Université d’Aix-Marseille
Cândida Cadavez, Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril
Cristina Martinez Tejero, Centro de Estudos Comparatistas, FLUL
Felipe Cammaert, Centro de Estudos Comparatistas, FLUL
Fernanda Cravidão, Universidade de Coimbra
José Manuel Figueiredo Santos, Universidade do Algarve
Rita Baleiro, Universidade do Algarve | CEC-FLUL
Roberto Samartim, Universidade da Corunha, GET
Sílvia Quinteiro, Universidade do Algarve | CEC-FLUL
Xerardo Pereiro, Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro

Assistência e inscrições:

A assistência ao simpósio é gratuita, mas os lugares são limitados, pelo que as inscrições serão consideradas por ordem de chegada. As pessoas interessadas deverão enviar um email com o seu nome para o endereço [cristina10@campus.ul.pt]. No caso de desejarem um certificado de assistência deverão indicá-lo nessa mesma mensagem.

Comissão organizadora:

Cristina Martínez Tejero, Centro de Estudos Comparatistas, FLUL