Workshop "Artes do Mármore"

Workshop "Artes do Mármore"

25 maio 2018 09:15 - 13:15

Organizado no âmbito do projeto «PHIM - Património e História da Indústria dos Mármores - 2ª fase», do qual o ARTIS-IHA é parceiro, o workshop dará a conhecer a importância destas rochas do Anticlinal Alentejano, enquanto matéria-prima utilizada na conceção de elementos arquitetónicos, esculturais e decorativos, definidores da paisagem urbana do território designado por "zona dos mármores", mas também de outras regiões do país.

Através de uma abordagem cronológica alargada, serão apresentados casos de estudo, revelados pela investigação, que não só colocam em evidência as caraterísticas destas rochas e os critérios da sua eleição por parte de arquitetos e de artistas, ao longo dos séculos - por vezes, através do recurso a técnicas de fingimento do material marmóreo -, mas também alguns princípios defendidos para a sua conservação e restauro em meados do século XX, no âmbito da atuação da DGEMN.

A colaboração interdisciplinar entre a História, a História da Arte, a Geologia e as Humanidades Digitais, que se pretende patentear, contribuirá para potenciar o estudo de uma região onde a indústria das rochas ornamentais define as paisagens, molda a economia e estabelece modos de vida, em resposta a novos desígnios arquitetónicos e artísticos, particularmente, em períodos de expansão económica.

Inscrições
A participação no workshop é gratuita, mas está sujeita a inscrição prévia devido ao limite de lugares disponíveis. Para efectivar a inscrição, enviar email com nome e afiliação institucional ou ocupação para: phim2.cechap@gmail.com.

Organização: CECHAP - Centro de Estudos de História, Cultura, Artes e Património; ARTIS - Instituto de História da Arte, Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa

Para mais informações, consulte o website.





Formulário para divulgação de iniciativas da FLUL

Aqui encontra o formulário para envio de informação sobre iniciativas de âmbito científico, académico e cultural, para divulgação na Agenda da FLUL.
Solicita-se o envio deste formulário, devidamente preenchido, com a antecedência mínima de uma semana relativamente ao início da atividade.
Email: comunicacao@letras.ulisboa.pt
Nucleo de Relações Externas, FLUL