Antigos Alunos

Ana Almeida (PhD '12, pós-doutoranda 2012-2015) é a escritora Djaimilia Pereira de Almeida.  Publicou vários ensaios em Common Knowledge e colabora regularmente no jornal Observador.  O seu primeiro romance, Esse cabelo, apareceu em 2015, e ganhou o Prémio Novos Literatura, 2016. A sua página pessoal está aqui.

Nuno Amado (PhD '16) colabora com o projecto Estranhar Pessoa e está neste momento a preparar a publicação de um livro baseado na sua tese de doutoramento.

Maria Pacheco de Amorim (PhD '11) ensina Português no Colégio de São Tomás.

David Antunes (PhD '03) é professor adjunto na Escola Superior de Teatro e Cinema do Instituto Politécnico de Lisboa. Publicou A Magnanimidade da Teoria em 2009, baseado na sua tese de doutoramento e trabalhou como dramaturgista.

Alberto Arruda (PhD '16)  é o organizador do Workshop de Filosofia e Literatura do Programa, e coordena a Rede de Filosofia e Literatura. Prepara um projecto de pós-doutoramento sobre Hegel.

Teresa Bartolomei (PhD '16) é investigadora integrada na Universidade Católica Portuguesa, onde trabalha num projecto internacional sobre eclesialidade e cidadania.  Em 2017/18 ensinará no Programa como Investigadora Visitante da Rede de Filosofia e Literatura.

Humberto Brito (PhD '07, pós-doutorando 2009-10, pós-doutorando 2013-) foi co-fundador e director de Forma de Vida, a revista do Programa, até 2016, e agora é membro do seu Conselho Editorial. Um ensaio seu sobre Aristóteles saiu recentemente em Fictional Characters, Real Problems (G. Hagberg ed., OUP) O seu blog pode ser lido aqui.

Uma tradução francesa da tese de doutoramento de Patrícia Cabral (PhD ´06, pós-doutoranda 2006-10) saiu na Peter Lang.

Alexandra Caetano (PhD '11) é professora do quadro de nomeação definitiva da Escola Secundária Gil Vicente, onde ensina Português e Português para estrangeiros. Está a pensar no seu regresso ao Programa, com um projecto de pós-doutoramento.

António Carlos (PhD '08) é professor do quadro de nomeação definitiva da Escola Básica Pedro Jacques de Magalhães, onde ensina Português e Francês.

Henrique Carvalho (PhD '06) é investigador do Centro de Estudos Clássicos da Universidade de Lisboa.

Ana Sofia Couto (PhD '11) é professora da Escola Luísa de Gusmão, onde ensina Português.

Jean Pierre De Roo (PhD '13) voltou ao Programa como pós-doutorando e está desenvolver um projecto de pós-doutoramento sobre Fátima sob forma de um livro a publicar em 2017.

Sara Eckerson (PhD ’16) publicou recentemente um artigo sobre A. B. Marx e Beethoven na revista Humanities. Regressará ao Programa no próximo Outono como pós-doutoranda, com um projecto sobre filosofia da música e Händel.

Rui Estrada (PhD '01, pós-doutorando 2005-06) foi em 2010 promovido a professor catedrático, na Universidade Fernando Pessoa. O seu quarto e mais recente livro é On Rorty and Other Ethical Issues. Um ensaio que escreveu com Susana Magalhães, "On the Utility of the Humanities", foi recentemente publicado.

Ângela Fernandes (PhD '09) voltou ao Programa; é professora auxiliar de nomeação definitiva. Mais pormenores aqui.

Ana M. Ferraria (PhD '16) colabora com o projecto Estranhar Pessoa e com a revista Forma de Vida. Publicou recentemente um ensaio relacionado com a sua dissertação na Revista Desassossego.

Pedro Tiago Ferreira (PhD '17) encontra-se, neste momento, a frequentar o doutoramento em Ética, Democracia e Desafios Societais na Universidade de Lisboa, e a pensar num projecto de pós-doutoramento acerca da forma como o Direito é descrito em obras literárias.

João Figueiredo (PhD '06) voltou ao Programa, onde é actualmente Director e Director de Curso;  é professor auxiliar de nomeação definitiva. Mais pormenores aqui.

Cristina Firmino (PhD '03) é professora auxiliar de nomeação defintiva no Departamento de Linguística e Literaturas da Universidade de Évora.

Claudia Fischer (PhD '07) voltou ao Programa em 2017 e é professora auxiliar no Departamento de Estudos Germanísticos, na Universidade de Lisboa. Mais pormenores aqui.

A tese de Teresa Gonçalves (PhD '13) foi publicada: Fakes in Art.

Virgínia Graça (PhD '03), depois de uma carrreira como professora do ensino secundário e do ensino superior, reformou-se recentemente.

Ana Matoso (PhD '12) está a traduzir pela primeira vez para português o livro sobre Shakespeare de Tolstoy e está a pensar começar um pós-doutoramento.

Joana Meirim (PhD '14) ensina na Universidade Católica (onde também é investigadora), e está neste momento a preparar um volume colectivo de ensaios sobre Alexandre O'Neill (Tinta da China), na sequência de um colóquio que organizou no Outono de 2016.

José Maria Vieira Mendes (PhD '16) é dramaturgo, e membro do Teatro Praga. Publicou em Outubro de 2016 o ensaio Uma coisa não é outra coisa, resultante da sua tese de doutoramento. Tem, além disso, duas antologias de peças publicadas (Teatro [2008] e Uma coisa  [2016]) e um livro de ficção (Arroios, diário de um diário  [2015]).

Maria Sequeira Mendes (PhD '12) voltou ao Programa em 2017 e é professora auxiliar na Universidade de Lisboa. Mais pormenores aqui.

Victor K. Mendes (PhD '98) é professor associado e Director of Graduate Studies no departamento de Português da University of Massachusetts (Dartmouth). Foi co-fundador e até recentemente director de Portuguese Literary and Cultural Studies.

Joana Corrêa Monteiro  (PhD'16) é professora convidada na Nova School of Business and Economics (Universidade Nova de Lisboa) , onde dá os módulos de Ética nos mestrados de Economia e Gestão; dá ainda aulas de Filosofia no Colégio de S. José - Ramalhão, em Sintra.  Está a preparar um regresso ao Programa com um projecto de pós-doutoramento.

Inês Morais (PhD '09) publicou o artigo "Interpretação Literária e Intenção" (2006) e recensões nas revistas Disputatio, Forma de Vida, Portuguese Literary & Cultural Studies e Românica. Traduziu do francês o Mini-dicionário bilingue português-cão, cão-português de Jean Cuvelier, o conto O Indiferente, e o ensaio Contra a Obscuridade  de Proust.

Ricardo Namora (PhD '09) é leitor na Universidade de Estocolmo, investigador do Centro de Literatura Portuguesa e professor convidado do programa Materialidades da Literatura, na Universidade de Coimbra. Publicou três livros, o último dos quais Teoria da literatura e interpretação (2014).

Bernardo Palmeirim (PhD '14) é leitor no Departamento de Estudos Anglísticos da Universidade de Lisboa. É também músico e membro dos Nome Comum.

Frederico Pedreira (PhD '16) é tradutor. Entre outros, traduziu livros de G.K. Chesterton, Elizabeth Gaskell, Robert Louis Stevenson, Oscar Wilde e Philip K. Dick. Pensa num regresso ao Programa com um projecto de pós-doutoramento.  A sua tese ganhou o prémio INCM/Vasco Graça Moura de Ensaio em Humanidades e foi recentemente publicada.

Conceição Pereira (PhD '07) dirige o Portuguese Language Centre da Universidade de Newcastle, e é investigadora do Centro de Literaturas e Culturas Lusófonas e Europeias da Universidade de Lisboa, onde é também orientadora cooperante no Mestrado em Ensino do Português.

Cecília Rego Pinheiro (PhD '03) publicou traduções de Yeats, Cummings, Dickinson, Dorothy Parker e Nancy Mitford e editou um volume de correspondência de Vitorino Nemésio.

Depois de Cova Funda (&etc, 2011), José Nunes da Rocha (PhD '08) publicou Óculos sujos, fígado gordo (&etc., 2013)

Alda Rodrigues (PhD '15) publicou um ensaio no volume Philosophy and Museums: Ethics, Aesthetics and Ontology (Royal Institute of Philosophy Supplement, Cambridge University Press, no prelo). Entre outros, traduziu Rudyard Kipling, George Orwell, Julian Barnes e Robert Macfarlane. É co-autora do blogue Cinéfilo Preguiçoso.

Telmo Rodrigues (PhD '15) É o director da revista Forma de Vida.   Ensinou na Escola Superior de Aveiro Norte, Universidade de Aveiro. Prepara um projecto de pós-doutoramento sobre Agustina Bessa-Luís.   
 
A dissertação de Susana Rosa (PhD '10) foi publicada pela Fundação Gulbenkian.
 

Ana Cláudia Santos (PhD '15) trabalha na Imprensa da Universidade de Lisboa. Está no prelo a sua tradução da autobiografia de Giambattista Vico. Prepara um projecto de pós-doutoramento.

Isaac Sassoon (PhD '07) é professor no Institute of Traditional Judaism, em Nova Iorque. A Cambridge University Press publicou recentemente The Status of Women in Jewish Tradition, em cuja origem esteve a tese que defendeu no Programa.

Pedro Tiago Serras (PhD '12, pós-doutorando 2013-14) concluiu a tradução de Empiricism and the Philosophy of Mind, de Wilfrid Sellars, a publicar em breve. Começou uma carreira empresarial. 

Ana Isabel Soares (PhD '03, pós-doutoranda 2007-10) é professora auxiliar na Universidade do Algarve, e foi membro fundador e Presidente da AIM - Associação Portuguesa de Investigadores da Imagem em Movimento (2010-14). Traduziu, com Merja de Mattos-Parreira, e publicou em Portugal a epopeia finlandesa Kalevala. Traduziu e publicou, no Brasil, quatro livros de Hans Ulrich Gumbrecht.

Elisabete Sousa (PhD '06, pós-doutoranda, 2010-11) é hoje investigadora no Centro de Filosofia da Universidade de Lisboa, onde trabalha sobre Kierkegaard. É autora de Formas de Arte: a prática crítica de Berlioz, Kierkegaard, Liszt e Schumann (2008). Depois de já ter traduzido Temor e tremor em 2010, em 2014 saiu uma tradução sua da primeira parte de Ou/Ou.

Jorge Uribe (PhD '14) é pós-doutorando na Universidade de São Paulo, e continua a colaborar com o projecto Estranhar Pessoa. Recentemente publicou (com Jeronimo Pizarro) Obra Completa de Ricardo Reis e (com Pedro Sepúlveda) O planeamento editorial de Fernando Pessoa.