CFP: conferência internacional “Mitos, contos e lendas em tradução”

CFP: conferência internacional “Mitos, contos e lendas em tradução”

31 janeiro 2018 15:00 - 18 fevereiro 2018 23:00

mitoscontoslendasA 7.ª edição da Conferência Anual dedicada aos Estudos Romenos na Universidade de Lisboa, com o tema “Mitos, contos e lendas em tradução”, terá lugar nos dias 8 e 9 de maio de 2018 na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. A tradução vai ser abordada como um processo de transferência de conhecimento de uma cultura para outra e também como um processo de descodificação de significados daquelas histórias que influenciam as nossas vidas, revelando, assim, valores humanos imprescindíveis.

A conferência não é limitada mas concentra-se na tradução dos mitos, contos e lendas da e para a cultura e literatura romenas. Intervenções e comunicações que tenham como ponto de partida outras culturas são também bem-vindas. A conferência pretende, portanto, tornar-se num ponto de encontro de várias culturas e num intercâmbio de ideias e conceitos relacionados com este tipo de histórias que atravessam o tempo e as gerações.

Convidamos a apresentações que olhem para os mitos, contos e lendas por uma ou mais das seguintes perspetivas (ou mesmo por outras consideradas pertinentes):

▪ a “tradução” da sua força persuasiva ;
▪ o seu funcionamento como modelos de vida e comportamento e como é que estes modelos são “traduzidos” em várias culturas e várias gerações;
▪ a sua natureza simultaneamente antiga e contemporânea;
▪ a sua transposição em várias artes;
▪ a sua utilização e representação em outros domínios não canónicos (economia, política etc.);
▪ a representação linguística e a interpretação semiótica deste tipo de histórias;
▪ a sua relação com as metáforas conceptuais;
▪ etc.

A edição deste ano da Conferência será o ponto central de uma semana cultural romena que vai incluir concertos, aulas abertas de romeno, sessões de poesia, gastronomia romena e outras atividades com o intuito de celebrar os 100 anos de existência do Estado Nacional Romeno.

Línguas de trabalho: romeno, inglês, português, espanhol e francês

O resumo + referências (300 – 500 palavras) devem ser redigidas em inglês e enviadas através de https://easychair.org/conferences/?conf=rostul7.

Datas importantes:
18 de fevereiro 2018: prazo para submeter o resumo
11 de março de 2018: notificação sobre a aceitação ou recusa da proposta
25 de março 2018: prazo para inscrição e pagamento

Taxa de inscrição: 100 euros


Organização: Leitorado de Língua Romena da Universidade de Lisboa

Para mais informações, consulte o website