CFP: Congresso Internacional | Marfins Africanos no Mundo Atlântico, 1400-1900

CFP: Congresso Internacional | Marfins Africanos no Mundo Atlântico, 1400-1900

21 setembro 2018 23:15

Prazo para submissão de propostas: 21 de setembro de 2018


Desde Abril de 2015, a equipa internacional do projecto “Marfins Africanos no Mundo Atlântico: uma reavaliação dos marfins luso-africanos” (Fundação para a Ciência e a Tecnologia: PTDC/EPH-PAT/1810/2014), constituída por 27 investigadores das Universidades de Lisboa e Évora, e da Universidade Federal de Minas Gerais, no Brasil, tem desenvolvido uma investigação sobre o comércio, circulação e produção de marfim africano, em bruto e esculpido, no espaço atlântico entre os séculos XV e XVIII. Foi feita uma identificação e inventariação de objectos nas colecções portuguesas e brasileiras, em Minas Gerais, bem como uma recolha de referências e descrições nas fontes escritas portuguesas. Pela primeira vez uma selecção de marfins foi alvo de análises laboratoriais com vista a contribuir para dilucidar cronologias e proveniências. A equipa de investigação do projecto tem construído propostas de reinterpretação da cultura material a partir dos contextos africanos da sua produção.

Para assinalar a conclusão de três anos de investigação, a equipa do projecto organiza o congresso “Marfins Africanos no Mundo Atlântico, 1400-1900”, convidando à submissão de comunicações. Serão bem-vindos trabalhos sobre os seguintes tópicos:

História ambiental, caça e ecologia do elefante africano
Métodos laboratoriais de análise e de conservação de marfim de elefante africano
Produção de objetos de marfim em África e nas Américas
Elefante e marfim: significados religiosos e linguagens de poder
O marfim de elefante na história da arte africana
O marfim de elefante africano e a história da arte técnica
Marfim e etnomusicologia
Circulação e comercialização de marfim esculpido e em bruto nas dinâmicas atlânticas
Coleccionismo e usos quotidianos de marfins africanos na Europa e no Mundo Atlântico

As propostas de comunicações, com um limite de 250 palavras, devem ser enviadas, obrigatoriamente em Inglês e numa das restantes línguas de trabalho, Português ou Francês, até ao dia 21 de setembro de 2018, através do preenchimento do formulário disponível na página do Congresso, acompanhadas por 4 palavras-chave e uma nota curricular (máximo 100 palavras). As respostas serão comunicadas aos autores até dia 12 de Outubro de 2018.

As línguas de trabalho do congresso serão: Inglês, Português e Francês.

Para mais informações, consulte o website ou contacte africanivories2019@gmail.com

Organização: Centro de História da Universidade de Lisboa; Artis-Instituto de História de Arte; Universidade Federal de Minas Gerais