Congresso Internacional António Ramos Rosa: Escrever o Poema Universal

Congresso Internacional António Ramos Rosa: Escrever o Poema Universal

17 outubro 2018 09:00 - 19 outubro 2018 23:00

ramosrosa17 a 19 de outubro de 2018

Biblioteca Nacional de Portugal

No ano em que se comemora os sessenta anos da publicação da primeira obra de António Ramos Rosa, a coletânea O Grito Claro (1958), e em que a Assírio & Alvim leva ao prelo o primeiro volume da obra poética completa do poeta, o CLEPUL - Centro de Literaturas e Culturas Lusófonas e Europeias da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, em parceria com a Biblioteca Nacional de Portugal e outras instituições culturais de referência, organiza o Congresso Internacional "António Ramos Rosa: Escrever o Poema Universal".

O Congresso constitui uma oportuna ocasião para, ante a obra completa do poeta, reavaliarmos a sua singularidade, o seu sentido e o seu impacto. Assim, tendo em conta o justo apelo de Tolentino Mendonça, para quem é preciso “avaliar até que ponto ele emerge como figura disruptiva na paisagem portuguesa entre séculos”, procurar-se-á (re)equacionar a dimensão e originalidade deste poeta-pensador no quadro da literatura e cultura portuguesas, mas também internacionais.

Constituem a Comissão de Honra do Congresso alguns dos poetas, escritores e pensadores que acompanharam a vida e a obra de Ramos Rosa. Participam no Congresso especialistas na obra de António Ramos Rosa e alguns dos maiores estudiosos da literatura e da cultura portuguesas, bem como um grupo de jovens investigadores, que - em alguns casos por via de um exercício comparatista - contribuirá também para a renovação da leitura da obra rosiana. Assumindo um espectro temático tão amplo quanto possível, as comunicações privilegiam as várias faces da escrita do autor - poesia, ensaio, crítica, tradução e epistolografia -, assim como a relação de Ramos Rosa com o seu contexto histórico-social e com as diferentes tradições poéticas.

Na tarde do dia 17 de outubro, data de aniversário do poeta, pelas 17h, realiza-se uma “mesa de amigos”, na qual um grupo de cúmplices poéticos de Ramos Rosa se reúne para celebrar a vida e a obra do autor algarvio. Participam na mesa os poetas Casimiro de Brito, Gastão Cruz, Hélia Correia e Jaime Rocha. Após essa mesa, o Congresso acolhe o lançamento do primeiro volume da obra poética completa do autor (Assírio & Alvim, 2018).

No dia 18 de outubro, pelas 17h15, terá lugar uma mesa-redonda em que participam os poetas Casimiro de Brito e Gastão Cruz, o Prof. Fernando J.B. Martinho, o poeta e crítico Pedro Mexia, e a Prof.ª Paula Cristina Costa (moderação).

António Ramos Rosa (1924-2013) é, segundo os pares e a crítica, uma das vozes poéticas mais decisivas da segunda metade do século xx em Portugal. Poeta, crítico, ensaísta e tradutor, deixou-nos, para além de mais de oitenta volumes de poesia, importantes ensaios sobre escrita poética, sendo disso exemplo obras como Poesia, Liberdade Livre (1962) e A Poesia Moderna e a Interrogação do Real (2 vols., 1979-1980). A ele estão também associadas algumas das principais revistas literárias da segunda metade do século xx, tais como Árvore, Cassiopeia e Cadernos do Meio-Dia.

Organização: CLEPUL e BNP

Para mais informações contacte ramosrosa.congresso2018@gmail.com, consulte a página de Facebook do Congresso - https://www.facebook.com/antonioramosrosa.congresso - ou o Website: https://ramosrosacongresso.wixsite.com/meusite .