Exposição: Designing Perspetives. Challenging Boundaries - Receiving | Perceiving Angela Carter

Exposição: Designing Perspetives. Challenging Boundaries - Receiving | Perceiving Angela Carter

23 maio 2017 08:00 - 30 maio 2017 21:00

angela carter exposicaoEncontro académico e cultural, realizado no âmbito dos 25 anos da morte de Angela Carter (1940-1992) e do 40.º aniversário da sua visita a Portugal. A exposição “Designing Perspetives. Challenging Boundaries” será um dos momentos centrais da iniciativa, e estará patente na galeria da Biblioteca da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa entre 23 e 30 de maio.

Na exposição, o público poderá encontrar exemplares dos textos e narrativas de Angela Carter, assim como da crítica produzida à sua obra, mas estarão principalmente patentes trabalhos que apresentam leituras da sua coleção The Bloody Chamber (1979), realizados pelos estudantes da licenciatura em Design Multimédia (Design de Interação II) da Universidade da Beira Interior, pelos mestrandos em Inovação em Artes Culinárias (Food Design) da Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril, e pelos estudantes da licenciatura em Design (Design IV) da Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa.

O texto literário surgirá, assim, (re)interpretado pelo design e pela gastronomia, ilustrando a dimensão criativa da leitura, refletida nas palavras de Carter: Reading a book is like re-writing it for yourself. And I think all fiction should be open-ended. You bring to a novel, anything you read. All your experience of the world. You bring your history and you read it in your own terms (1985).

Organização e informações: receiving.perceiving@gmail.com