Tempo para France Prešeren

Tempo para France Prešeren

11 dezembro 2017 09:00 - 15 dezembro 2017 17:00

lada

Durante cerca de duas semanas, de 4 a 15 de dezembro, na Universidade de Lisboa, celebrar-se-ão France Prešeren, poeta romântico que é considerado o maior poeta esloveno, e a independência da Eslovénia. Prešeren foi o primeiro a escrever um poema sobre a futura independência da nação eslovena que se tornou independente como estado soberano no ano de 1991. O dia da independência, que foi obtida no quadro dos direitos fundamentais da constituição jugoslava, festeja-se no dia 26 de dezembro em virtude de o resultado do referendo ter sido conhecido a 26 de dezembro de 1991.

O programa da celebração consiste em duas partes. A primeira parte, que decorrerá de 4 a 8 de dezembro vai ser dedicada ao poeta France Prešeren, cujo nascimento ocorreu no dia 3 de dezembro. Realizar-se-ão tertúlias poéticas e serão servidos almoços com pratos das gastronomias eslovena e portuguesa da época do Romantismo nos restaurantes Canto das Letras e Jardim das Letras da Faculdade de Letras e Clube Ciências da Faculdade de Ciências (edifício C 6). A confeção dos pratos será dirigida por Jožef Oseli, cozinheiro esloveno internacionalmente reconhecido.

A segunda parte do programa, que decorrerá de 11 a 15 de dezembro, será dedicada à criatividade poética e a outros poetas que viveram na época de Prešeren ou noutras épocas e o influenciaram, como Gôngora, Camões e Heine. Uma conferência sobre France Prešeren e sobre Srečko Kosovel (uma descoberta poética do início do século XX) será proferida pelo poeta esloveno Miklavž Komelj no dia 14 de dezembro às 18.00 (ponto de encontro: Centro de Estudos Eslavos). Realizar-se-á também um evento com leitura de poemas numa perspetiva dialógica na biblioteca do Instituto Cervantes no dia 13 às 18h30.

A organização é do Leitorado de Língua e Cultura Eslovenas e do Centro Cultural Luso-Esloveno em colaboração com o embaixador senhor Matjaž Longar, Centro de Estudos Eslavos, Vaga Cultural, Restauração Unipessoal, Lda, Instituto Cervantes de Lisboa e Associação de Cubanos Residentes em Portugal.

Mais informações: rozmanlisbo@gmail.com