Comunicação e Tendências

6ª edição - 2017/2018

 

Objectivos

Os Estudos de Tendências ultrapassam o foro normal do estudo do marketing, da cultura, da comunicação, da moda, da sociologia, da economia e dos estudos de mercado. O objetivo consiste em compreender a natureza das vontades, dos desejos e dos padrões de comportamento e de consumo. Neste curso, o aluno desenvolve conhecimentos e competências para: aplicar as tendências na construção de marcas, determinando se são resistentes ao futuro; compreender convergências e clivagens atuais para criar formas de comunicação baseadas na interatividade e na narrativa; aplicar a metodologia do Coolhunting e de análise de tendências, identificando oportunidades de negócios; observar possíveis evoluções nos conceitos e padrões de comportamento social e de consumo.

Descrição detalhada do curso, dos objetivos, das candidaturas, dos seminários e outras informações disponíveis no site da PG de Especialização em Comunicação de Tendências.

 

Plano de Estudos

Unidades curricularesÁrea científicaTipoECTSDocente
1º Semestre:    
Comunicação e Sociologia de Tendências CSC Sem 15 Nelson Pinheiro Gomes
Tópicos de Cultura e Comunicação EC Sem 12 Docentes do Programa de Cultura e Comunicação
Laboratório de Branding, Coolhunting e Gestão de Tendências CSC Sem 03 Nelson P. Gomes e João Antunes
2º Semestre:    
Projeto de Tendências e Inovação CSC Sem 18 Nelson P. Gomes e especialistas convidados
Práticas Profissionais e Pesquisa em Tendências, Marketing e Cultura de Consumo EC Sem 12 Docentes do Programa de Cultura e Comunicação
 

Orientação/cunho profissionalizante

O curso encontra-se muito orientado para a aplicação prática e para a problematização atual da realidade cultural e do consumo. A Pós-Graduação de Especialização em Comunicação e Tendências promove oportunidades para os alunos desenvolverem projetos práticos de aplicação das Humanidades e das Ciências Sociais, numa perspetiva de contacto com o Marketing, a Comunicação, a Publicidade, o Branding, o Design, as Artes e a Estratégia Empresarial. Os alunos são incentivados a trabalhar em equipa para desenvolverem ideias inovadoras, simulando um ambiente de trabalho empresarial e desenvolvendo projetos orientados para o mercado. Para muitos, o culminar destes exercícios significa a oportunidade para lançar o seu trabalho através de um espírito empreendedor.

 

Candidaturas

Tendo em conta a experiência de anos anteriores, chamamos a atenção para o facto de que no âmbito do Curso de Comunicação e Tendências uma segunda fase só abrirá caso se considere que existem vagas sobrantes da primeira fase.

 

Coordenação do curso

Prof. Dr. Rodrigo Furtado
Prof. Dr. Nelson Gomes

Contacto: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.