Estudos Medievais

O Curso Pós-Graduado de Estudos Medievais é um curso pluridisciplinar, que congrega as contribuições das quatro Áreas científicas da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa – Ciências da Linguagem, Filosofia, História, Literaturas, Artes e Culturas (LAC) – no espírito do Grupo Interdisciplinar de Medievalismo Teresa Amado (GIMTA).

Condições de Acesso

Em cumprimento do Artigo 12º do Regulamento de Estudos Pós-Graduados da Universidade de Lisboa, publicado no Diário da República, 2ª série – N.º 57, de 23 de março de 2015, o Curso Pós-Graduado de Especialização em Estudos Medievais rege-se pelas seguintes disposições regulamentares relativas aos cursos pós-graduados não conferentes de grau:

a) As regras para a admissão no curso

i) Condições de acesso: podem candidatar-se ao curso os titulares de grau de licenciado ou equivalente legal, ou ainda os titulares de um grau académico superior estrangeiro que seja reconhecido como satisfazendo os objectivos do grau de licenciado pelo Conselho Científico da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.

ii) Critérios de selecção: na seriação dos candidatos, têm prioridade aqueles que obtiveram melhor classificação na licenciatura e os titulares de grau de licenciado em qualquer das 4 áreas científicas do curso (Ciências da Linguagem, Filosofia, História, Literaturas, Artes e Culturas).

iii) Vagas: 15

iv) Prazos de candidatura: de acordo com o calendário de candidaturas da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.

b) Duração, estrutura curricular e plano de estudos do curso

i) Duração: 2 semestres

ii) Estrutura curricular: o curso é constituído por cinco unidades curriculares, duas condicionadas e três opcionais. As duas unidades curriculares condicionadas são escolhidas entre quatro unidades curriculares, uma por Área, que asseguram a participação equitativa das quatro Áreas científicas da FLUL, e são concebidas de forma a garantir acessibilidade a um público não necessariamente especialista em cada uma das Áreas. No caso de, em algum momento, uma destas unidades curriculares não estar disponível, será substituída por uma UC a mais aproximada da Área a que pertence. As três unidades curriculares opcionais são escolhidas pelo aluno a partir de uma lista de unidades curriculares variáveis em número e designação, dependendo da capacidade de oferta da FLUL em cada ano lectivo.

c) As condições de funcionamento do curso, processo de atribuição da classificação final e respectiva fórmula de cálculo

i) O curso é realizado pelos estudantes que obtenham aprovação, com classificação numérica (10-20), em cada uma das 5 unidades curriculares, condicionadas e opcionais, que fazem parte do plano de estudos.

ii) A classificação final do curso é a média aritmética das classificações obtidas nas 5 unidades curriculares previstas no plano de estudos.

iii) A realização do curso é atestada por um diploma, requerido pelo interessado nos Serviços Académicos da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e a ser emitido pelos mesmos Serviços, no prazo máximo de 30 dias úteis após a sua requisição.

Áreas científicas e créditos que devem ser reunidos para a obtenção do grau:

ÁREA CIENTÍFICASIGLACréditos Obrigatórios*Créditos  Facultativos**
Ciências da Linguagem CL 0-12 0-24
Filosofia F 0-12 0-24
História H 0-12 0-24
Literaturas, Artes e Culturas LAC 0-12 0-24

*Os alunos devem escolher 2 das 4 unidades curriculares condicionadas.
**Os alunos devem frequentar opções em pelo menos 2 áreas científicas.

As duas unidades curriculares condicionadas são escolhidas entre quatro unidades curriculares, uma por Área, que asseguram a participação equitativa das quatro Áreas científicas da FLUL, e são concebidas de forma a garantir acessibilidade a um público não necessariamente especialista em cada uma das Áreas. No caso de, em algum momento, uma destas unidades curriculares não estar disponível, será substituída por uma UC a mais aproximada da Área a que pertence. De acordo com estes objectivos, as unidades curriculares condicionadas são as seguintes:

  • Filosofia e Teologia na Idade Média
  • História das Sociedades Medievais
  • Literatura e Poética na Idade Média
  • O Português e a Génese das Línguas Europeias

As três unidades curriculares opcionais são escolhidas pelo aluno a partir de uma lista de unidades curriculares variáveis em número e designação, dependendo da capacidade de oferta da FLUL em cada ano lectivo.

Podem também ser consideradas opcionais, as unidades curriculares condicionadas que não tenham sido escolhidas pelo aluno como condicionadas.

Plano de Estudos*

Unidades CurricularesÁrea CientíficaTipoHorasTotalHorasContactoCréditoObs.
Arte e Filosofia na Idade Média F/H S 60 45S+15O 12 UC Op.
Codicologia e História do Livro LAC S 60 45S+15O 12 UC Op.
Filosofia e Teologia na Idade Média F S 60 45S+15O 12 UC Cond./Op.
Género e Poder na Idade Média H S 60 45S+15O 12 UC Op.
História das Sociedades Medievais H S 60 45S+15O 12 UC Cond./Op.
História Medieval Peninsular H S 60 45S+15O 12 UC Op.
História do Cristianismo Medieval H S 60 45S+15O 12 UC Op.
Latim Medieval LAC S 60 45S+15O 12 UC Op.
Paleografia Medieval H S 60 45S+15O 12 UC Op.
Transmissão de Texto CL S 60 45S+15O 12 UC Op.
A Construção do Espaço Social H S 60 45S+15O 12 UC Op.
A Família na Idade Média H S 60 45S+15O 12 UC Op.
Crenças e Práticas em torno da Vida e da Morte H S 60 45S+15O 12 UC Op.
Culturas de Fronteira H S 60 45S+15O 12 UC Op.
Fantasias e Medievalidades H S 60 45S+15O 12 UC Op.
História das Ideias Políticas H S 60 45S+15O 12 UC Op.
História Militar Medieval H S 60 45S+15O 12 UC Op.
Historiografia Hispânica Medieval LAC S 60 45S+15O 12 UC Op.
Ler Manuscritos Medievais LAC S 60 45S+15O 12 UC Op.
Literatura e Poética na Idade Média LAC S 60 45S+15O 12 UC Cond./Op.
O Português e a Génese das Línguas Europeias CL S 60 45S+15O 12 UC Cond./Op.

* As opções são definidas anualmente pelo órgão legal e estatutariamente competente.