Indústrias e Culturas Criativas: Gestão e Estratégias

2ª edição - 2017/2018

Objetivos

A Faculdade de Letras, em parceria com a Faculdade de Belas-Artes, ambas  da Universidade de Lisboa, e a Escola Superior de Comunicação Social do Instituto Politécnico de Lisboa, apresenta uma nova Pós-Graduação em Indústrias e Culturas Criativas: Gestão e Estratégias.  

As Culturas Criativas são um conceito com uma visão inovadora e transdisciplinar que valoriza simultaneamente os aspetos simbólicos e económicos dos produtos culturais e criativos. Esta é uma perspetiva que abrange as áreas da cultura, da comunicação, da criatividade urbana, do urbanismo, do património, do comportamento de consumo, da moda, da economia, da gestão e empreendedorismo, entre outras relacionadas. O objetivo consiste em compreender a natureza, a origem e as consequências dos comportamentos e das expressões criativas, numa perspetiva de largo espectro. A ideia principal consiste em analisar, de uma forma estratégica e crítica, os padrões e expressões socioculturais, de modo a compreender os valores, os desejos e os comportamentos, através de uma abordagem às várias dinâmicas contemporâneas na cidade. 

Descrição detalhada do curso, dos objetivos, das candidaturas, dos seminários, do valor de investimento e outras informações disponíveis nosite da PG de Especialização em Indústrias e Culturas Criativas.

Plano de Estudos

Unidades curricularesTipoECTSEscola
Gestão e Desenvolvimento de Projetos Criativos Anual 15 FLUL, FBAUL, ESCS
Cultura, Sociedade e Hábitos de Consumo Sem 6 FLUL
Cultura, Indústrias Criativas e Posicionamento Estratégico Sem 6 FLUL
Empreendedorismo, Inovação e Modelos de Negócio Sem 6 ESCS
Património, Território e Criatividade Sem 6 FBAUL
Marketing e Comunicação de Produtos Criativos e Culturais Sem 3 ESCS
Economia, Políticas Públicas e Desenvolvimento de Indústrias Criativas Sem 6 ESCS
Estilos de Vida, Modas e Comportamentos de Grupos/Tribos Sem 3 FLUL
Autoria, Espaço e Street Art Sem 6 FBAUL
Criação de Valor e a Cidade como Marca Sem 3 FBAUL

 

Orientação/cunho profissionalizante

O curso encontra-se muito orientado para a aplicação prática e para a problematização atual e real da economia criativa. A Pós-Graduação de Especialização em Indústrias e Culturas Criativas: Gestão e Estratégias promove oportunidades para os alunos desenvolverem projetos práticos. Os alunos são incentivados a trabalhar em equipa para desenvolverem ideias inovadoras, simulando um ambiente de trabalho real e desenvolvendo projetos orientados para o mercado. Para muitos, o culminar destes exercícios significa a oportunidade para lançar o seu trabalho através de um espírito empreendedor.

Coordenação do curso

Prof. Dr. Nelson Pinheiro Gomes (FLUL)

Prof. Dr.ª Maria João Gamito (FBAUL)

Prof. Dr. José Cavaleiro (ESCS)

Contacto: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

*No ano letivo de 2017-18, a coordenação do curso estará a cargo da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.