Estudos Clássicos

 

Objetivos

O Doutoramento em Estudos Clássicos é um ciclo de estudos de quatro anos inteiramente dedicado à investigação. O ciclo de estudos compreende a realização de um conjunto de unidades curriculares dirigidas ao aprofundamento da formação científica dos doutorandos, denominado por “curso de doutoramento”, com a duração de dois semestres, e a escrita de uma tese que incorpora um contributo substancial para a área científica dos Estudos Clássicos. Entre os objetivos fundamentais a alcançar estão: a aquisição de conhecimentos de vanguarda e de competências para resolver autonomamente problemas críticos de elevada complexidade, a aprendizagem de desenvolvimento de mecanismos de inovação e de desempenho da atividade num quadro de exigência e rigor ético.

Condições de Acesso

São admitidos como candidatos à inscrição: a) os titulares de grau de mestre ou equivalente legal, na área dos Estudos Clássicos, ou das Humanidades, ou em qualquer outra área considerada relevante e apropriada pela Comissão Científica do ciclo de estudos; b) os titulares de grau de licenciado, ou equivalente legal, detentores de um currículo escolar ou científico especialmente relevante que seja reconhecido como atestando capacidade para a realização deste ciclo de estudos pelo Conselho Científico da Faculdade de Letras, na área dos Estudos Clássicos, ou das Humanidades, ou em qualquer outra área considerada relevante e apropriada pela Comissão Científica do ciclo de estudos; c) a título excecional, os detentores de um currículo escolar, científico ou profissional que seja reconhecido como atestando capacidade para a realização deste ciclo de estudos pelo Conselho Científico da Faculdade de Letras.

Número de créditos ECTS necessário à obtenção do grau: 240

Duração normal do ciclo de estudos (art.º 3 DL-74/2006): 8 Semestres

Número de vagas: 15

 

Plano curricular

Áreas científicas e créditos que devem ser reunidos para a obtenção do grau
Área científicaSiglaCréditos
Obrigatórios
Estudos Clássicos EC 240
1.º ano (60 ECTS; curso de doutoramento)
Unidades curricularesÁrea científicaTipoTempo de trabalho (horas)CréditosObservações
TotalContacto
Projeto de Investigação I EC S 504 OT 15 18 Créditos obrigatórios a obter no 1.º semestre*
Projeto de Investigação II EC S 504 OT 15 18 Créditos obrigatórios a obter no 2.º semestre*
Seminário de Especialização Temática I EC S 336 S 42 12 Créditos obrigatórios a obter no 1.º semestre**
Seminário de Especialização Temática II EC S 336 S 42 12 Créditos obrigatórios a obter no 2.º semestre**

* Participação ativa dos estudantes nas atividades científicas relevantes de um projeto científico ou de uma linha de investigação de um Centro de Investigação acreditado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia ou por organismo internacional equivalente.

** A definir anualmente pelo órgão legal estatutariamente competente. O programa específico deste seminário é da responsabilidade de cada docente e pode ser alterado anualmente. O Seminário de Especialização Temática II poderá ser substituído por um seminário de doutoramento externo ao Departamento de Estudos Clássicos, mediante aprovação pela Comissão Científica do Curso.

 

2.º ano (60 ECTS; prova intermédia, escrita da tese)
Seminário de Orientação Doutoral EC A 840 OT 15 30  
Tese EC A 840 OT 15 30  

 

3.º ano (60 ECTS; escrita da tese)
Tese EC A 1680 OT 30 60  

 

4.º ano (60 ECTS; escrita da tese)
Tese EC A 1680 OT 30 60