Estudos de Cultura

Objectivos

O Curso de Doutoramento em Estudos de Cultura pretende, por um lado, através de uma sólida investigação teórica, dotar o estudante de dispositivos de compreensão sistemática e de métodos de investigação no domínio amplo do que, em termos internacionais, se designa por ciências da cultura e estudos culturais. Por outro lado, o Doutoramento pretende contribuir para a adequação destes estudos a uma realidade sociocultural em constante mudança, estabelecendo um amplo diálogo transdisciplinar entre as áreas tradicionais das ciências sociais e das humanidades e estimulando, ao mesmo tempo, o conhecimento e estudo de novas áreas. Particularmente relevantes são os cruzamentos científicos entre comunicação, filosofia, sociologia cultural, ciências da linguagem, história, gestão cultural, estudos dos média, indústrias criativas, políticas culturais. O curso cobre, assim, uma área com interesse social e cultural diversificada, apresentando também uma pluralidade de perspetivas metodológicas e científicas.

Finalmente, o Curso de Doutoramento em Estudos de Cultura visa compreender tendências contemporâneas e clássicas de existência social, tendo em vista desenvolver competências profissionais no âmbito dos múltiplos discursos que se cruzam no mundo.

Mais informações no site do Programa de Cultura e Comunicação

 

Condições de Acesso

Condições de Acesso e Ingresso:

  1. Os titulares do grau de mestre ou equivalente legal;
  2. Os titulares do grau de licenciado, ou equivalente legal, detentores de um currículo escolar ou científico especialmente relevante que seja reconhecido como atestando capacidade para a realização deste ciclo de estudos; pelo conselho científico da FLUL.
  3. A título excecional, os detentores de um currículo escolar, científico ou profissional que seja reconhecido como atestando capacidade para a realização deste ciclo de estudos pelo conselho científico da FLUL.

Este Doutoramento compreende duas fases:

  1. Um curso de Formação Avançada, com a duração máxima de quatro semestres - 120 ECTS, que incluem 24 ECTS obrigatórios, 36 ECTS optativos e 30 ECTS distribuídos por dois seminários de orientação e pela defesa do projeto de tese.
  2. A elaboração de uma tese de doutoramento, sua discussão e aprovação (90 ECTS);

O ciclo de estudos, num total de três anos letivos (seis semestres), é conducente à atribuição do grau de doutor, num total de 180 ECTS.
Número de vagas: 10

 

Plano de Estudos

Unidades curricularesÁrea científicaTipoTempo de trabalho (horas)CréditosObservações
TotalContacto
Tópicos em Estudos de Cultura I HUM Sem 336 S 45; OT 15 12 Créditos obrigatórios a obter no 1º ou no 2º semestre
Tópicos em Estudos de Cultura II HUM Sem 336 S 45; OT 15 12 Créditos obrigatórios a obter no 1º ou no 2º semestre
Opção Livre HUM Sem 336 S 45; OT 15 12 Créditos a obter no 1º ou no 2º semestre

Opções Condicionadas (a):

Leituras Orientadas I

Leituras Orientadas II

OU

Inserção em Projeto de Investigação I

Inserção em Projeto de Investigação II

HUM Sem 336 OT:60 24 Créditos a obter no 1º e no 2º semestres. Os alunos perfazem um total de 24 ECTS neste conjunto de unidades curriculares.
Defesa do Projeto de Tese HUM Sem 420 OT 15 15 Créditos obrigatórios a obter no 3º semestre
Seminário de Orientação HUM Sem 420 OT 15 15 Créditos obrigatórios a obter no 4º semestre
Tese HUM Sem 2520 OT 30 90 Créditos obrigatórios a obter no 3º, 4º, 5º e 6º semestres

* Em fase final de aprovação.

**Os alunos de Estudos de Cultura beneficiam da colaboração com o 3º ciclo de outros cursos da FLUL. Os alunos são incentivados a frequentar outros seminários além dos estabelecidos nos planos de estudos, de modo a consolidarem a sua formação na área a desenvolver em investigação. Há a possibilidade de os estudantes frequentarem unidades de crédito em outras instituições de ensino superior nacionais que, de acordo com a sua acreditação, serão reconhecidas pela coordenação científica.

 

Docentes que colaboram nos Seminários:

Professores Doutores Adelaide Meira Serras; Nelson Pinheiro Gomes, Rodrigo Furtado, Teresa Malafaia.

Docentes que colaboram nas orientações de Projeto de Investigação e de Leituras Orientadas:

Professores Doutores Ana Paula Laborinho; Clotilde Almeida; Ernesto Rodrigues; Luísa Afonso Soares; Nelson Pinheiro Gomes; Rodrigo Furtado; Teresa Malafaia.

Directora do Curso

Profª Dra. Teresa Malafaia

E-mail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.