Estudos Ingleses e Americanos

Datas definidas para as entrevistas aos candidatos:

21 de Julho de 2017, ás 10h da manhã, no Departamento de Estudos Anglísticos

Seminários oferecidos em 2017/2018

1º Semestre

Estudos Ingleses e Americanos I - Literatura Inglesa: Em demanda da identidade, um século de narrativas e diálogos literários - Luísa Maria Flora - 6ª feira, 10-13h

Estudos Ingleses e Americanos II - Teorias da Cultura - Adelaide Meira Serras / Teresa Malafaia - 4ª feira, Horário pós-laboral, 18-21h (a confirmar)

2º Semestre

Estudos Ingleses e Americanos III - Identidades Plurais na Literatura e Arte dos Estados Unidos da América - Teresa Cid / Margarida Vale de Gato / Diana V. Almeida - 6ª feira -10-13h

Estudos Ingleses e Americanos IV - Linguística Inglesa - Carlos Gouveia /Rita Queiroz de Barros / Alexandra A Rosa / Angélica Varandas - 6ª feira - 14-17h.

Apresentação

O Doutoramento em Estudos Ingleses e Americanos é um curso de 3º Ciclo que visa aprofundar objectos de estudo e investigação específicos, com originalidade e potenciais contributos para o(s) saber(es) implicado(s) e para o progresso comunitário. A formação obtida habilita os seus doutores a integrarem o tecido societal em funções criativas, culturais, administrativas e académicas de nível superior. A sua flexibilidade de adequação às estruturas específicas das entidades empregadoras nacionais e internacionais encontra eco em actividades profissionais como assessoria, produção/programação cultural em empresas ou na administração pública, central ou autárquica, produção/edição/tradução de textos), ou de investigação e ensino superior.

O DEIA organiza-se em vários ramos de especialização, num leque que vai do estudo das literaturas e culturas de expressão inglesa até aos domínios da língua, nas suas diversas vertentes, e das artes, numa perspectiva inter-relacional. A multiplicidade de tópicos a serem explorados abre um sem número de possibilidades de projectos de investigação que o volume de teses entretanto realizadas com elevadas classificações vem confirmar. Discriminam-se abaixo os ramos e as especialidades actualmente consignadas no Despacho nº 5871/2010 (DR, 2ª Série, nº 63, 31 de Março de 2010):

  • Estudos Artísticos, especialidade em Estudos do Cinema e do Audiovisual
  • Estudos Artísticos, especialidade em Estudos Inter-Artes
  • Estudos de Literatura e de Cultura, especialidade em Ciências da Cultura
  • Estudos de Literatura e de Cultura, especialidade em Ensino da Literatura
  • Estudos de Literatura e de Cultura, especialidade em Estudos Americanos
  • Estudos de Literatura e de Cultura, especialidade em Estudos Comparatistas
  • Estudos de Literatura e de Cultura, especialidade em Estudos de Literatura e da Cultura de Expressão Inglesa
  • Estudos de Literatura e de Cultura, especialidade em Estudos Ingleses
  • Estudos de Literatura e de Cultura, especialidade em Estudos Irlandeses
  • Estudos de Literatura e de Cultura, especialidade em Estudos Pós-Coloniais
  • Estudos de Literatura e de Cultura, especialidade em Teoria da Literatura
  • Linguística, especialidade em Análise do Discurso
  • Ramo de Linguística, especialidade em Filologia
  • Ramo de Linguística, especialidade em Linguística Aplicada
  • Ramo de Linguística, especialidade em Linguística Educacional
  • Ramo de Linguística, especialidade em Linguística Geral
  • Ramo de Linguística, especialidade em Linguística Histórica
  • Ramo de Linguística, especialidade em Linguística Inglesa
  • Ramo de Linguística, especialidade em Psicolinguística
  • Ramo de Linguística, especialidade em Sociolinguística
  • Ramo de Tradução, especialidade em História da Tradução
  • Ramo de Tradução, especialidade em Teoria da Tradução
  • Ramo de Tradução, especialidade em Tradução Audiovisual
  • Ramo de Tradução, especialidade em Tradução do Texto Científico e Técnico
  • Ramo de Tradução, especialidade em Tradução Literária

 

Todos os Ramos e especialidades acima listados podem constituir tema das futuras teses. Todavia, tal não significa que anualmente sejam oferecidos seminários em todos os domínios indicados.

O DEIA possui um corpo docente altamente especializado cuja actividade se reparte entre as funções lectivas e a investigação em vários centros, o que fomenta as relações com instituições congéneres nacionais e estrangeiras e facilita a integração dos seus estudantes em equipas e projectos de investigação.

A candidatura efectua-se mediante a apresentação de uma Proposta de Tese, CV e os documentos legalmente exigíveis. A selecção dos candidatos é feita por apreciação curricular e entrevista.

Estrutura

SemináriosECTS obrigatóriosECTS opcionaisTotal
Metodologia

12

 

 

Estudos Ingleses e Americanos

96

 

108

Opção

 

12

12

 

 

 

120

 

Número de créditos ECTS necessário à obtenção do grau: 180
Tese: 60 ECTS
Duração normal do ciclo de estudos (art.º 3 DL-74/2006): 4 semestres +Tese
Número de vagas: 15

De acordo com os interesses de cada candidato, é delineado um plano curricular constituído pela frequência obrigatória de dois Seminários de Investigação e completado por outros seminários cujo programa se adeque aos objectivos dos estudantes. Incentiva-se, também, que parte do plano curricular seja cumprido mediante a participação em projectos de investigação associados a Centros de Investigação, bem como em conferências e colóquios relevantes para o projecto de tese visado.

Condições de Acesso

Pode candidatar-se a este programa de estudos quem possua o grau de Mestre ou licenciatura de cinco anos com Tese de licenciatura em especialidades da área de Estudos Ingleses e Americanos, ou noutras especialidades que a Comissão Científica do curso considere dotarem os seus detentores de capacidade para a realização deste ciclo de estudos. Podem candidatar-se também os "Detentores de um currículo escolar, científico ou profissional, que seja reconhecido como atestando capacidade para realização deste ciclo de estudos pelo científico estatutariamente competente do estabelecimento de ensino superior onde pretendem ser admitidos", conforme o disposto na alínea d) do artigo 17º do DL 74/2006, relativo a graus e diplomas do ensino superior (alterado pelo DL 107/2008, de 25/6, e DL 230/2009, de 14/9).

Direção do DEIA

Professora Doutora Luísa Flora