Linguística

Apresentação

O doutoramento em Linguística da FLUL é um programa de estudos com condições ideais para quem quer fazer investigação sobre o português (e suas variedades dialetais, históricas e nacionais), quer tomando-o como foco único, quer numa perspetiva comparativa, teórica ou translinguística. 

O doutoramento em Linguística da FLUL conta com o corpo docente diversificado, numeroso (mais de 30 professores e investigadores doutorados) e especializado do Departamento de Linguística Geral e Românica (DLGR). Está associado ao Centro de Linguística da Universidade de Lisboa (CLUL), centro de investigação no qual os doutorandos encontram as condições para o desenvolvimento dos seus projetos de investigação. Reconhecido internacionalmente, o CLUL tem produzido recursos linguísticos únicos para o conhecimento e estudo do português, acolhendo projetos de investigação em todos os domínios centrais da Linguística e em áreas novas e de interface com outros ramos do conhecimento.

Os doutorandos seguem planos de estudos individualizados, adaptados aos objetivos dos seus projetos de investigação e a necessidades de formação específicas, mas sempre em interação com a investigação “profissional” que se desenvolve no CLUL. O objetivo central do curso é, assim, o de proporcionar ao doutorando as condições adequadas ao desenvolvimento do seu projeto de investigação, acolhendo-o em equipas bem treinadas, e a vivenciar a cultura de investigação do CLUL. Para cumprir este objetivo, são possíveis a seguintes modalidades de construção do curso de doutoramento (parte curricular):

a) realização de um conjunto de unidades curriculares dirigidas ao aprofundamento da formação científica dos doutorandos, com a duração de 4 semestres e uma carga de trabalho correspondente a 120 ECTS, que podem ser realizadas na FLUL e/ou em outra universidade nacional ou estrangeira.

b) substituição de unidades curriculares por participação em projetos de investigação reconhecidos pela comissão científica do DLGR ou por realização de um plano de trabalhos com supervisão. Estas exceções carecem da aprovação da comissão científica do DLGR e poderão ser requeridas pelo candidato mediante parecer favorável e fundamentado do(s) orientador(es).

O curso de doutoramento (4 semestres iniciais) termina com a submissão do projeto de tese do doutorando ou de trabalho com formato de capítulo(s) devidamente enquadrado(s) no plano geral da tese; o documento entregue será discutido e avaliado em prova a realizar no final do 2º ano do curso de doutoramento (final do 4º semestre).

Para mais informações sobre o processo de submissão de candidatura, deve ser consultado o Regulamento do Curso de Doutoramento em Linguística. 

Duração do curso de doutoramento: 8 semestres (240 ECTS)

Número de vagas: a definir

Ramo de conhecimento em linguística

Especialidade em:

  • Análise de Discurso
  • Engenharia da Tradução
  • Filologia
  • Linguística Aplicada
  • Linguística Computacional
  • Linguística Educacional
  • Linguística Espanhola
  • Linguística Francesa
  • Linguística Forense
  • Linguística Geral
  • Linguística Histórica
  • Linguística Portuguesa
  • Linguística para Diagnóstico e Intervenção
  • Psicolinguística
  • Sociolinguística

Condições de Acesso

O candidato ao ciclo de estudos conducente ao grau de doutor em Linguística deve formalizar a sua candidatura através de um requerimento dirigido ao conselho científico da FLUL, disponível na página da FLUL. O requerimento de candidatura deve ser obrigatoriamente instruído com os seguintes elementos:

a) Documento(s) comprovativo(s) de que o candidato reúne as condições de admissão previstas na lei geral;
b) Curriculum vitae atualizado, incluindo a descrição sumária dos trabalhos científicos publicados e a identificação das línguas estrangeiras que o candidato domina, ao nível da compreensão escrita (devendo uma delas ser o inglês);
c) Indicação do ramo de conhecimento a que se candidata;
d) Apresentação de um plano de trabalho (o projeto de tese), com suporte bibliográfico, contendo a identificação e justificação do tema a investigar e dos objetivos gerais a alcançar, bem como uma previsão sumária das etapas de desenvolvimento da investigação (cerca de 3000 palavras);
e) Declaração de aceitação do(s) orientador(es) do projeto, que inclui a proposta da estrutura do curso de doutoramento do candidato, construída em função das possibilidades definidas na estrutura do curso para recrutamento de ECTS.

O candidato é selecionado através da apreciação dos documentos referidos nas alíneas a) a e) e da realização de entrevista, da responsabilidade da comissão científica do curso (presencial ou via vídeo-conferência). A decisão sobre a aceitação do candidato é tomada de acordo com critérios de mérito absoluto e comunicada, por escrito, ao interessado. Os órgãos responsáveis pela decisão são a comissão científica do Departamento de Linguística Geral e Românica e o Conselho Científico da FLUL. A aceitação da candidatura ao ciclo de estudos implica a inscrição provisória do projeto de tese submetido pelo candidato e a designação, pela comissão científica do DLGR, do(s) orientador(es) que acompanha(m) o candidato ao longo do seu percurso de doutoramento.

Estrutura Curricular

Quadro n.º 1 - Áreas científicas e créditos que devem ser reunidos para a obtenção do grau ou diploma
Área CientíficaSiglaECTS ObrigatóriosECTS Optativos
Linguística L 96 0 a 24
Qualquer área/ QA   0 a 24
Total 96 24

 

Quadro n.º 2 S– Plano de Estudos
Unidades curricularesÁreaTipoTempo de trabalho (horas)CréditosObs.
TotalContacto
(1) (2) (3) (4) (5) (6) (7)
Tópicos Avançados de Linguística 1 L Sem. 336 50S 12  
Tópicos Avançados de Linguística 2 L Sem. 336 50S 12  
Tópicos Avançados de Linguística 3 L Sem. 336 50S 12  
Tópicos Avançados de Linguística 4 L Sem. 336 50S 12  
Tópicos Avançados de Linguística 5 L Sem. 336 50S 12 Opção
Tópicos Avançados de Linguística 6 L Sem. 336 50S 12 Opção
Opção Livre OA Sem. 336 50S 12 Opção
Opção Livre OA Sem. 336 50S 12 Opção
Seminário de investigação 1 (S3) L Sem. 504 30 S + 15 OT 18  
Seminário de investigação 2 (S4) L Sem. 840 30 S + 15 OT 30  

 

Direção de Curso

Diretora: Profª. Doutora Maria João Freitas (Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.)

Email: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.