Letras: Escola de Verão 2017

letras escola verao 2017 destaque

letras escola verao 2017 header

 

Os luminosos dias de verão, vastos como um reino, como escreveu Sophia de Mello Breyner, podem ser também tempo para ampliar horizontes de aprendizagem. A Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (FLUL) recebe o verão de 2017 com mais de uma dezena de cursos livres a ter lugar entre os meses de junho e setembro, destinados ao público em geral e à comunidade académica.

A LETRAS: Escola de verão reúne cursos livres, incidindo em várias temáticas, em áreas como as Línguas, os Estudos de Teatro, a Literatura, os Estudos Clássicos, a História, os Estudos Comparatistas e a Filosofia, organizados por Centros de Investigação, e outras unidades da FLUL, e orientados por vários dos seus docentes e investigadores.

As propostas de formação da FLUL para o seu verão são diversificadas. Partir à descoberta da cultura, da literatura e das línguas clássicas é o desafio do Centro de Estudos Clássicos, que propõe várias formações acreditadas, no âmbito da divulgação desta área do saber junto de um público alargado. De uma reflexão do mundo moderno a partir do conceito de Medievalismo, à análise de narrativas através da imagem cinematográfica, o Centro de Estudos Anglísticos (CEAUL/ ULICES) apresenta duas novas oficinas ESC (English Study Courses) abertas a todos. A análise e discussão de questões de ética aplicada de grande interesse público, como o aborto e a eutanásia, os direitos dos animais e a protecção ambiental ou a justiça na guerra serão temas fundamentais do curso de verão “Questões centrais de Ética Aplicada”, organizado pelo Centro de Filosofia. As “Relações entre Literatura, Artes visuais e Artes Performativas no espaço Português e Ibero-americano” dão título à proposta conjunta do Centro de Estudos Comparatistas e do Centro de Estudos de Teatro, uma formação acreditada dirigida, principalmente, aos docentes do 2.º e do 3.º ciclo do Ensino Básico, mas aberta, também, à frequência por outros interessados. E porque o tempo de verão é, igualmente, propício para o desenvolvimento de competências multilingues, o CLi (Centro de Línguas da FLUL) preparou vários cursos para os meses de verão, entre formações dirigidas especialmente a crianças e jovens entre os 10 e os 16 anos, que incluem actividades lúdicas, e cursos para adultos, numa ampla oferta de idiomas.

O ensino da língua portuguesa e a vivência da cultura lusófona são, inquestionavelmente, marcas distintivas da Faculdade de Letras, sobretudo para os estudantes estrangeiros. Este ano, o Instituto de Cultura e Língua Portuguesa (ICLP) assinala a 82.ª edição dos Cursos de verão de Português Língua Estrangeira, que irão decorrer na FLUL durante os meses de julho, agosto e setembro. Coordenados e organizados pelo ICLP, uma unidade interdisciplinar de ensino e investigação, os cursos têm sido frequentados por milhares de alunos vindos de todos os continentes, em especial da Ásia e da Europa.

Pensando, em particular, nos alunos do 3.º ciclo do Ensino Básico e do Ensino Secundário, o Verão na ULisboa é uma iniciativa da Universidade de Lisboa que proporciona a oportunidade única de conhecer e experimentar o ritmo e o espírito das suas Escolas. Nesta quarta edição, a Faculdade de Letras irá receber os alunos participantes, durante uma semana de atividades, num programa especialmente dedicado à descoberta das Humanidades, intitulado “Letras abre mundos”.

Como pode constatar, as férias de verão aproximam-se, mas a FLUL não irá parar. Aproveite os meses que se avizinham para enriquecer os seus conhecimentos, atualizar competências profissionais, aprender uma nova língua ou acrescentar valor ao seu curriculum vitae.


Venha descobrir ou revisitar o mundo das LETRAS, na FLUL. Veja AQUI os cursos que temos para si.

 

Imagem: a partir de detalhe de desenho inciso de Almada Negreiros (fachada da FLUL)

Texto: Marisa Costa, DRE

Relações Externas

Contactos

21 792 00 60

21 792 00 30

re@letras.ulisboa.pt

 

Localização:

Edifício Principal da Faculdade de Letras, Piso 2, junto à Tesouraria

Horário

Horário de atendimento presencial: 2ª, 3ª e 6ª feiras das 10h00 às 12h30 | 5ª feira das 14h30 às 17h30

Nota: marcações para atendimentos individuais fora do horário de atendimento - a marcação deverá ser feita por e-mail, de acordo com o assunto a tratar e com a antecedência mínima de 2 dias úteis. Só são consideradas as marcações após confirmação, por e-mail, do respectivo Núcleo.