Estudos Alemães

Objectivos

O curso de Mestrado em Estudos Alemães é um curso de 2.º ciclo que tem por objectivo oferecer, tanto a estudantes de formações variadas como a profissionais com interesses na cultura do espaço geográfico de língua alemã, uma oportunidade de aprofundar ou actualizar o seu conhecimento de uma variedade de temas pertinentes da literatura, cultura e pensamento de expressão alemã. Perante a necessidade, sempre reiterada pelos meios académico e profissional, de formar profissionais com competência nesta area específica do saber, este curso visa criar competências científicas e metodológicas essenciais para o desenvolvimento de projectos de investigação e de carácter cultural, mas também competências de comunicação, análise crítica e interpretação capazes de responder às muitas solicitações de instituições e empresas com ligações à area de influência da língua alemã.
Com uma longa tradição nesta Faculdade, a área dos Estudos Alemães possui um conjunto de professores solidamente habilitados e motivados para oferecerem uma formação especializada nas suas várias vertentes.
As normas de funcionamento do curso, os programas dos seminários e respectivos docentes estão disponíveis no site do Departamento de Estudos Germanísticos.

Condições de Acesso

Aos candidatos ao curso de Mestrado não é exigida uma licenciatura específica na área dos Estudos Alemães, mas, embora não se imponham capacidades comunicativas em alemão, é necessário terem conhecimentos passivos de língua alemã que lhes permitam a leitura de textos no original. Poderão candidatar-se também os “detentores de um currículo escolar, científico ou profissional que seja reconhecido como atestando capacidade para realização deste ciclo de estudos pelo conselho científico da Escola onde pretendem ser admitidos” em conformidade com o disposto na alínea d) do Artigo 15.º do Regulamento de Estudos de Pós-Graduação da Universidade de Lisboa (DR, 2.ª série, n.º 57, 23 de Março de 2015).

Número de créditos ECTS necessário à obtenção do grau: 120

Duração normal do ciclo de estudos (art.º 3 DL-74/2006): 4 Semestres

Número de vagas: 15

Áreas de especialização em que o ciclo de estudos se estrutura:

  • Literatura Alemã*
  • Cultura Alemã*
  • Linguística Alemã*

* A estrutura curricular é a mesma independentemente da área de especialização. A área de especialização só é determinada no momento do registo definitivo da Dissertação ou do Trabalho de Projecto ou da opção por Estágio.

 

Áreas científicas e créditos que devem ser reunidos para a obtenção do grau

Área científica/Scientific areaSigla/ acronymECTS Obrigatórios/ Mandatory ECTSECTS Optativos/ Optional ECTS*
Estudos Alemães EA 108  -
Seminário Optativo (qualquer UC de 2.º ciclo da FLUL) 0  - 12
Total   108 12

 

Plano de Estudos

1.º Semestre
Unidades curricularesÁrea científicaTipoTempo de trabalho (horas)CréditosObservações
TotalContacto
Tópicos de Estudos Alemães I EA Semestral 336

TP 45

+ O 15

12 Obrigatória
Tópicos de Estudos Alemães II EA Semestral 336

TP 45

+ O 15

12 Obrigatória
Seminário Optativo O Semestral 336

TP 45

+ O 15

12

Qualquer UC de 2.º ciclo da FLUL

(a realizar no 1.º ou no 2.º semestre)

 

2.º Semestre

 

Unidades curricularesÁrea científicaTipoTempo de trabalho (horas)CréditosObservações
TotalContacto
Tópicos de Estudos Alemães III EA Semestral 336

TP 45

+ O 15

12 Obrigatória
Tópicos de Estudos Alemães IV EA Semestral 336

TP 45

+ O 15

12 Obrigatória
 
3.º e 4.º Semestres
Unidades curricularesÁrea científicaTipoTempo de trabalho (horas)CréditosObservações
TotalContacto
Seminário de Orientação EA Semestral 336 TP 45 + O 15 12 Obrigatória para as opções: Dissertação ou Trabalho de Projecto (Semestre 3)
Dissertação ou Trabalho de Projecto EA Anual 1344  O 30 48  
Estágio EA Semestral 504 O 30 18 Obrigatório para a opção: Relatório de Estágio (Semestre 3)
Relatório de Estágio EA Anual 1176 O30 42  

 

Outras Informações

Organização

O ciclo de estudos conducente ao grau de mestre em Estudos Alemães (com especialização em Literatura Alemã, Cultura Alemã ou Linguística Alemã) oferece a possibilidade de escolha entre dois ramos: um científico e um profissionalizante. O ramo científico tem duas opções: a elaboração de uma Dissertação ou de um Trabalho de Projecto. O ramo profissionalizante compreende a realização de um estágio e a elaboração de um Relatório final.

Os seminários funcionam em horário pós-laboral (das 18h às 21h).

Para outros esclarecimentos: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Grau de Mestre

O grau de mestre em Estudos Alemães é conferido aos alunos que tiverem obtido 120 créditos (120 ECTS), através da aprovação no curso de especialização (60 ECTS), a que acresce

a) a aprovação no Seminário de Orientação (12 ECTS) e a aprovação na defesa de um trabalho final (48 ECTS), traduzido numa dissertação de natureza científica original ou num trabalho de projeto original

b) ou a aprovação no Estágio (18 ECTS) e a aprovação na defesa de um trabalho final (42 ECTS), traduzido num relatório de estágio.

Na opção pela via científica a) a classificação final resulta da soma da média aritmética das classificações obtidas nos seminários do curso de especialização (40%) com a nota obtida na dissertação ou no trabalho de projeto (60%).

Na opção pela via profissionalizante b) a classificação final resulta da soma da média aritmética das classificações obtidas nos seminários do curso de especialização e no estágio (50%) com a nota obtida no relatório (50%).